Comparação do impacto de técnicas de auxílio à navegação no wayfinding em tarefas de busca em ambientes virtuais
Navegação, ambientes virtuais, wayfinding, conhecimento de rota, estudo comparativo.
Navegação, tanto em um ambiente real quanto em um virtual, consiste em um movimento deliberado de um viajante para uma localização específica, usualmente distante e que não pode ser percebida diretamente a partir da posição de partida da jornada. Técnicas de auxílio à navegação (TAN) têm como principal objetivo ajudar usuários a encontrar um caminho através de um ambiente virtual até o destino desejado e, por este motivo, são bastante utilizadas uma vez que facilitam a navegação em ambientes virtuais desconhecidos. Ferramentas como mapas impressos, GPS (Global Positioning System, em Inglês), ou mesmo instruções orais, são exemplos de TANs utilizáveis no mundo real.
A maioria dos trabalhos que propõem novas TANs para ambientes virtuais procuram avaliar seu impacto em termos de ganho de eficiência na tarefa de navegar de um local conhecido a um local desconhecido. Contudo, tais trabalhos tendem a ignorar o efeito que uma TAN pode ter sobre o processo de aquisição de conhecimento de rota, o qual é importante em situações em que é necessário transferir o conhecimento de navegação virtual para uma situação real---por exemplo, em treinamento de rotas de fuga em ambientes industriais simulados virtualmente.
Neste trabalho propomos avaliar e comparar o efeito causado pelo uso de TANs no aquisição de conhecimento espacial de rota, através de experimentos empíricos envolvendo a tarefa de navegação em um ambiente complexo não familiar. Antecipamos que será possível identificar uma relação inversa entre o grau de auxílio proporcionado por uma técnica e a qualidade do conhecimento de rota adquirido após uma série de repetições. Em outras palavras, acreditamos que quanto maior for o auxílio da técnica, menor será o conhecimento de rota adquirido, ou seja, serão necessários mais repetições para que técnicas com diferentes níveis de auxílio proporcionem o mesmo conhecimento espacial de rota sobre um determinado percurso.