Um framework para integração de plataformas de aprendizado de programação e computação desplugada
Ensino de Programação, Computação Desplugada, Framework, Visão Computacional
O mundo contemporâneo tem exigido indivíduos cada vez mais indivíduos capacitados quanto ao uso da tecnologia. Independente da área de atuação, as habilidades do Pensamento Computacional (PC) representam um diferencial a quem as possui. Percebendo a importância destas habilidades, vários países desenvolvidos têm implementado estratégias para o desenvolvimento de tais habilidades, o mais cedo possível, ainda na educação de nível fundamental, através de propostas de reformulação de seus currículos educacionais. Ensinar a programar, que é uma das habilidades do PC mais ligadas à computação, é um desafio que tem despertado o interesse da comunidade científica mundo à fora. Várias abordagens de ensino de programação tem sido propostas: jogos digitais, paradigmas de programação (visual baseada em blocos), plataformas gamificadas, robótica, entre outras. No Brasil, principalmente na rede pública de ensino, problemas de infraestrutura tecnológico, como falta de computadores, laboratórios e internet dificultam as intervenções voltadas ao aprendizado de programação. A proposta deste trabalho é apresentar um framework que possibilite a integração de objetos tangíveis com plataformas de ensino de programação existentes através de técnicas de visão computacional e estratégias baseadas em Computação Desplugada.