A SILENCIOSA PRESENÇA DA ORALIDADE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA INGLESA DO 6o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: BRIDGES E PEACEMAKERS
língua inglesa; promoção da oralidade; livro didático; atividades de língua inglesa.
A presente pesquisa se baseia na análise das propostas de atividades voltadas para
a habilidade linguística referente à oralidade presente nos livros didáticos de língua
inglesa. Diante de uma análise crítica de cunho qualitativo buscamos investigar a
promoção da oralidade em dois livros didáticos que foram incluídos entre os
materiais pré-selecionados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático
(PNLD) em 2018. Os livros analisados pertencem a duas coleções de editoras
diferentes com layout e conteúdos baseados nas propostas definidas pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC). Para a contribuição teórica foram essenciais na
composição da pesquisa autores com foco em métodos, ensino e aprendizagem de
língua inglesa, dentre eles Almeida Filho (1991; 1998), Leffa (1999; 2016), Oliveira
(2014) e Paiva (2003). Quanto ao livro didático, foram utilizadas como fonte a Base
Nacional Comum Curricular e autores como Tomlinson (2011), Richards (2001) e
Lajolo (1996). A pesquisa foi conduzida para ser qualitativa captando as ideias
subjetivas perante uma reflexão com análise críticas sobre os livros avaliados nos
respaldamos em Nunan (2009), Littlewood (2004) e Bygate (1987) para guiarem as
análises da pesquisa. A partir das informações analisadas realizamos uma reflexão
sobre a promoção da oralidade nas atividades de língua inglesa presentes nos livros
didáticos e como essas atividades contribuem para a promoção da comunicação na
língua inglesa e para a interação entre os aprendizes na língua inglesa. Entre os
principais resultados observados destacamos a presença significativa da língua
portuguesa nas atividades de speaking e identificamos também a presença de
atividades de comunicação com interação entre os alunos baseadas em diálogos
prontos.