O PORTFÓLIO COMO GÊNERO DISCURSIVO DESVELADOR DAS VOZES DE PROFESSORAS TECELÃS
Portfólio. Formação Docente Continuada. Gênero discursivo. Elaboração didática.
Partindo da concepção de linguagem produzida pelo Círculo de Bakhtin, esta pesquisa de doutorado tem como objetivo analisar enunciados produzidos por professoras em formação continuada no âmbito do Gestar II, tendo o gênero discursivo portfólio como catalisador do processo de desvelamento de professoras tecelãs. Realizada com participantes do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar – GESTAR II, Programa de Formação Docente Continuada, oferecido pelo Ministério da Educação - MEC, na modalidade semipresencial, destinado aos professores do 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa. Pretende-se compreender, a partir dos enunciados selecionados para o corpus, como a professora que passou pelo processo de formação docente continuada do Gestar II mobiliza, atualiza, constrói e elabora didaticamente conhecimentos em situações cotidianas de sala de aula, principalmente, no que concerne à concepção de linguagem, de ensino e de escrita. Busca-se, também, perceber que impactos o GESTAR II pode proporcionar às práticas pedagógicas do ensino de Língua Portuguesa em sala de aula. Na tese, analisam-se as práticas discursivas, sobre o gênero portfólio a partir dos conceitos bakhtinianos de dialogismo e vozes sociais presentes em enunciados que materializam o conhecimento das professoras. Além de ter como referência a teoria dialógica da linguagem, as concepções de enunciado e de gênero discursivo de Bakhtin e seu círculo (1992), a abordagem de Villas Boas (2005) sobre portfólio e de Halté (1998) sobre o fenômeno da Elaboração Didática. Numa visão mais ampliada, abordamos a Formação Docente Continuada com base em Nóvoa (2009). Analisamos cinco portfólios, procurando entender a forma como os posicionamentos das professoras aparecem nos textos. Apreende-se dessa pesquisa que, há uma fragilidade na elaboração didática das professoras e algumas lacunas na apropriação do gênero portfólio, pois na escrita das professoras há pouca reflexões e diálogo entre o que foi visto no curso de formação continuada ou formação inicial e suas práticas em sala de aula.