O PROCESSO DE ESTRUTURAÇÃO INTERNA DE SEGMENTOS TÓPICOS MÍNIMOS EM AULAS PARA O ENSINO MÉDIO
Perspectiva Textual-Interativa. Tópico discursivo. Segmentos Tópicos mínimos.
Esta dissertação insere-se no âmbito da Gramática Textual-Interativa ou Perspectiva Textual-Interativa (JUBRAN; KOCH, 2006), que constitui uma vertente da Linguística Textual. A pesquisa tem como propósito investigar a estruturação dos Segmentos Tópicos Mínimos em aulas para o ensino médio, bem como descrever esse processo. A unidade de análise tomada para a consecução desses objetivos é o tópico discursivo, uma vez que essa categoria permite operar no recorte de segmentos tópicos como também dos segmentos tópicos mínimos. Do ponto de vista metodológico, o trabalho adotou o método empírico-indutivo de análise, a partir de uma abordagem qualitativa. Partindo da proposta de investigar como ocorre o processo de estruturação interna de SegTs mínimos (PENHAVEL, 2010) em aulas expositivas (SILVA, 2008), coletamos dados correspondentes a aulas de Biologia, de Geografia, de História e de Português, em uma escola de Ensino Médio da rede pública do estado de Pernambuco. Nessa direção, para realizar uma análise mais detalhada dos segmentos tópicos, selecionamos uma das aulas para análise, por considerarmos que é representativa do evento, dentro de um conjunto de aulas. Finalmente, como as análises evidenciaram, o processo de estruturação interna dos Segmentos tópicos mínimos, particularmente da aula expositiva manifestou-se no texto por meio do encadeamento das unidades denominadas: Esquematização inicial, Problema (questão), Explicação (resposta), Ratificação-avaliação (ADAM, 2008, p.245).