A CONSTRUÇÃO DO ETHOS INSTITUCIONAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL EM PROPAGANDAS: Uma relação entre a imagem de si e os atributos reais do locutor
Propagandas institucionais. Análise do Discurso. Cenas enunciativas. Ethos Institucional.
Nesse estudo, nos propomos a investigar de que maneira se processa a construção do ethos institucional da Prefeitura Municipal do Natal em propagandas institucionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativa e segue as orientações da Análise do Discurso (AD), considerando, portanto, o compromisso com a Linguística Aplicada. Para tanto, tomaremos como corpus as propagandas institucionais da Prefeitura Municipal de Natal veiculados na televisão nos últimos seis meses do mandato da prefeita Micarla de Sousa, iniciado em 2009 e encerrado em 2012, e as notícias e reportagens veiculadas nesse mesmo período. Selecionaremos dez propagandas de um grupo de vinte veiculadas no período determinado. A análise será realizada em três instâncias: a primeira linguística, na qual analisaremos o uso dos demarcadores de pessoalidade para descrever a subjetividade; a segunda instância enunciativa de cenografia, na qual analisaremos como a interação imagem-palavra e a configuração do estilo das propagandas contribuem para a construção do ethos da Prefeitura Municipal de Natal, e a terceira, em que serão analisados os atributos “reais” do locutor, através de notícias e reportagens veiculadas no mesmo período. Recorreremos, especialmente, a Amossy (2005), Maingueneau (2002; 2010; 2011; 2012) e Charaudeau (2006) para a definição de ethos e ainda a outros pesquisadores da AD, os quais nos concedem reflexões significativas para a nossa análise como Brandão (1996), Orlandi (1999; 2001), Pêcheux (1990), Mussalim (2004) e Possenti (2005; 2009).