Discente: | ALBINO OLIVEIRA NUNES |
---|---|
Orientador: | JOSIVANIA MARISA DANTAS |
Local: | Sala 3H5 |
Data: | 31/03/2010 às 10:30hs |
Tipo da banca: | DEFESA |
Título | |
ABORDANDO AS RELAÇÕES CTSA NO ENSINO DA QUIMICA A PARTIR DAS CRENCAS E ATITUDES DE LICENCIANDOS: UMA EXPERIENCIA FORMATIVA NO SERTAO NORDESTINO |
|
Resumo | |
O presente trabalho investigou as atitudes e crenças dos licenciandos em química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como etapa para a elaboração de uma proposta de material didático para trabalhar as relações CTSA do curso de licenciatura em química. Para obter o conhecimento das atitudes e crenças foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados (Escala de Likert e questionário) que proporcionaram uma análise dentro do paradigma quali-quantitativo emergente da pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. Os resultados demonstraram que os discentes da licenciatura em química apresentam crenças marcadamente positivistas e que são consideradas por alguns autores como ingênuas, tais como: a crença no modelo de decisão tecnocrático, a linearidade do desenvolvimento científico e tecnológico que leva ao bem-estar social e a neutralidade do conhecimento científico-tecnológico. Com base nesses dados e na literatura sobre o tema foram elaborados três módulos de ensino: a) Questionando a hegemonia do conhecimento técnico-científico; b)As relações entre a ciência, tecnologia, sociedade e ambiente – as relações CTSA; c) Proposta temática para a educação química em uma perspectiva CTSA: O Rio Mossoró. Por fim, o material elaborado foi aplicado em duas oficinas, realizadas no Campus Central e no Núcleo Avançado de Ensino Superior de São Miguel, ambos da UERN. Os licenciandos participantes expressaram aprovação quanto à abordagem trazida no experimento proposto e sobre o caso simulado, ambos constituintes da unidade didática apresentada.
|
|
Palavas-Chave | |
Material didático, CTSA, Atitudes e Crenças, Química. |
|
Presidente: | JOSIVANIA MARISA DANTAS (UFRN) |