Análise das Diretrizes Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores a partir da Hermenêutica de Profundidade
Formação Docente; Política Públicas; História da educação Matemática. Vídeo.
O presente trabalho pretende estudar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) definido pelo Parecer número 22 do ano de 2019. Nossa pesquisa está sendo guiada pela questão: O que pode ser dito acerca da BNC-Formação a partir da Hermenêutica de Profundidade (HP)? Portanto, usaremos como ferramenta teórico-metodológico para investigação e análise a HP que volta-se à análise de formas simbólicas, isto é, produções humanas intencionais. Este estudo nos guiará também na elaboração de um vídeo voltado à comunidade de professores e licenciandos a fim de fomentar a reflexão sobre as políticas públicas de formação docente.