LABORATÓRIO VIRTUAL DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA UMA PRÁTICA DOCENTE MEDIADA POR FERRAMENTAS DIGITAIS
Laboratório Virtual de Matemática; Prática Docente; Tecnologias Digitais; Ensino da Matemática; Abordagem STEAM.
Com a presente pesquisa buscou-se responder a seguinte questão orientadora: Quais as características de um laboratório virtual de matemática que podem contribuir para a prática docente dos professores de matemática do município de Caicó/RN? Dessa questão orientadora originou-se o objetivo geral dessa pesquisa, que é construir e avaliar um laboratório virtual de matemática, com o intuito de auxiliar os professores de matemática do município de Caicó/RN a reorganizar suas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias digitais, de acordo com as demandas e possibilidades da educação contemporânea. Nesse sentido o Laboratório Virtual de Matemática (LAVIMAT), além de se constituir no Produto Educacional também está sendo considerado como conceito e metodologia, em cuja projeção levou em consideração aspectos importantes dos laboratórios físicos e virtuais estudados, como é estimular o interesse e a participação ativa dos estudantes, facilitar a compreensão de conceitos matemáticos, desenvolver o raciocínio lógico, promover a produção do conhecimento matemático, a experimentação, a simulação, a modelagem, a manipulação e o processo de argumentação. A versatilidade do LAVIMAT, acessível tanto de forma síncrona quanto assíncrona, o torna um recurso importante nos dias atuais. A interface intuitiva e as páginas projetadas pretendem atender diferentes espectativas pedagógicas, com o propósito de fornecer suporte aos professores para facilitar a busca por recursos didáticos inovadores. Nas considerações parciais, enfatizamos a relevância da adaptação às novas metodologias educacionais, especialmente no contexto da inserção das tecnologias digitais no ensino da matemática. Além disso, ressaltamos que o LAVIMAT continue evoluindo para contribuir significativamente no desenvolvimento de práticas docentes atuais e futuras dos professores que ensinam matemática da região.