Radiação ultravioleta e medidas de fotoproteção: propósitos e possibilidades para uma educação CTS
radiação ultravioleta; fotoproteção; educação CTS; sequência didática; ensino de Ciências
Por diversas razões o Sol é de extrema importância para a manutenção da vida na Terra, no entanto, o excesso de exposição à radiação emitida por ele pode provocar problemas à saúde humana. É evidente a necessidade de um cuidado maior com a pele e os olhos por meio de equipamentos de fotoproteção, mas, é muito comum notarmos que tais cuidados não são tomados de maneira adequada. Um maior entendimento sobre os benefícios e os malefícios da radiação solar à nossa saúde e os fatores que dificultam a utilização dos produtos de proteção, se tornam problemáticas importantes de serem estudadas. Nessa perspectiva, a presente pesquisa buscou investigar a contribuição de uma sequência didática que tematiza os principais efeitos gerados pela radiação ultravioleta à saúde humana e as medidas de fotoproteção para uma educação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Entendendo a perspectiva CTS como privilegiada para a abordagem da temática, propomos uma sequência didática, organizada a partir dos 3 Momentos Pedagógicos, sobre os efeitos da radiação ultravioleta na vida humana e a importância das medidas de fotoproteção. Para a construção dos dados de pesquisa de caráter qualitativo, os procedimentos e instrumentos utilizados foram: observação com elaboração de diário de campo por parte do pesquisador; aplicação de um questionário no início do desenvolvimento da sequência de ensino, e; as produções dos alunos realizadas durante as atividades propostas, tais como, diário de aula, pesquisas realizadas pelos estudantes e produções textuais. Os dados foram analisados a partir dos propósitos e parâmetros da Educação CTS (STRIEDER; KAWAMURA, 2017). Nossos resultados indicaram que o desenvolvimento da sequência didática proporcionou a oportunidade para o desenvolvimento dos propósitos educacionais relacionados ao desenvolvimento de percepções, questionamentos e compromissos sociais. Concluímos que a proposta didática conseguiu contribuir para a construção de um pensamento crítico, de um posicionamento diante à sociedade, de uma atuação na solução de problemas e na tomada de decisões embasadas no conhecimento científico.