HIGIENE DO SONO E ATENÇÃO PLENA (MINDFULNESS) COMO OBJETOS DE CONHECIMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
higiene do sono; atenção plena; escola; ensino de ciências.
O ensino sobre hábitos saudáveis de vida na escola é primordial para a promoção da saúde individual e coletiva, e para a melhoria das relações de ensino-aprendizagem. Na pandemia da Covid-19 e suas variantes, observou-se, através das mídias e de relatos na comunidade escolar, um aumento dos casos de distúrbios de sono em adultos e crianças, assim como problemas de ansiedade, falta de atenção e diminuição do estímulo para os estudos. Pesquisas sobre o sono demonstram o quanto este comportamento é importante para a saúde e que a sua privação pode trazer prejuízos no desempenho físico, cognitivo e emocional dos indivíduos. A Higiene do Sono (HS), desenvolvida pela Medicina do Sono, surge como um manual com medidas comportamentais que podem ajudar as pessoas de todas as idades a terem uma melhor qualidade do sono. Uma destas medidas é a prática da Atenção Plena (AP), que além de auxiliar no sono, ajuda também nas questões relacionadas à concentração, ansiedade, estresse mental e emocional. A HS e a AP ainda não são amplamente divulgadas no âmbito educacional, no entanto, a Base Nacional Comum Curricular reconhece a importância de promover saúde no contexto do ensino de ciências. Esta pesquisa, portanto, investiga possibilidades pedagógicas no ensino de ciências naturais sobre HS e AP para os anos iniciais e apresenta um guia educativo (produto educacional) contendo uma sequência didática com informações para professores e sugestões de atividades que orientam o levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre os temas, além de verificar os conhecimentos que estes podem adquirir com a aplicação do guia. A aplicação da sequência didática ocorreu em uma turma de terceiro ano de uma escola pública municipal e contou com a participação de 27 estudantes, na faixa etária entre oito a dez anos. A metodologia utilizada para a análise dos dados foi a Análise Textual Discursiva, permitindo nossas interpretações após a categorização das ideias. Verificou-se que o público-alvo apresentou conhecimentos prévios sobre os temas, sendo alguns equivocados, e adquiriu novas informações, de acordo com os relatos e atividades direcionadas. Reafirmamos a importância de incentivar saúde no âmbito escolar, buscando um ensino de caráter preventivo, e que mais pesquisas sobre estes temas sejam exploradas na Educação Básica.