ANÁLISE DE SIGNIFICADOS PRODUZIDOS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE LOGARITMOS UTILIZANDO O MODELO DOS CAMPOS SEMÂNTICOS (MCS)
História da Educação Matemática; Ensino de Logaritmos; Concepções de logaritmos; Formação de Professores; Modelo Teórico dos Campos Semânticos.
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGCENM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e versa sobre o desenvolvimento e aplicação de uma sequência de atividades sobre concepções históricas dos logaritmos em livros didáticos brasileiros ao longo do último século abordadas em uma obra de Antonio Miguel e Maria Ângela Miorim (2002). Nossos esforços foram no sentido de responder a questão: quais os significados que podem ser produzidos a partir de uma sequência didática envolvendo a história do ensino de logaritmos no Brasil? A coleta de dados foi feita em um contexto real de ensino: duas turmas do curso de Licenciatura em Matemática com alunos matriculados na disciplina de História da Educação Matemática. Inspiramo-nos, portanto, na metodologia da pesquisa-ação para a coleta de dados (orais e escritos) que foram analisados segundo conceitos presentes no Modelo Teórico dos Campos Semânticos. Isso permitiu que os estudantes fizessem a leitura de dois conceitos matemáticos, ou seja, dois logaritmos, dada a forma diferenciada da sua abordagem nos livros didáticos escolhidos. Além disso, os alunos perceberam que atualmente os logaritmos estão distantes da sua constituição aritmética histórica, se aproximando exclusivamente de uma definição algébrica.