ELABORAÇÃO DE UM COMPÊNDIO DE TRABALHOS CONTENDO JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
Ensino de Química, BNCC, Coleta de dados, Jogos Didáticos, Análise de Conteúdo.
A presente pesquisa está inserida no contexto de promover um Ensino de Química articulado às necessidades dos professores em formação inicial e continuada em escolas de Ensino Médio. Baseado nisso, solucionar problemas que estão relacionados ao interesse e ao ensino e aprendizagem dos alunos pela disciplina de Química em escolas públicas e privadas no âmbito escolar, leva o professor a buscar desenvolver estratégias diversificadas que possam tornar este ensino mais atrativo e motivador para a sala de aula. É procurando contribuir para esta prática pedagógica que a utilização de jogos desenvolvidos para o Ensino de Química se apresenta como uma ferramenta útil para contemplar esta pesquisa. Neste sentido, este trabalho toma para análise a seguinte questão: A elaboração de um compêndio de trabalhos contendo jogos didáticos para o Ensino de Química poderia auxiliar os professores na escolha dos jogos didáticos que mais se adequem a sua sala de aula? Considerando tal indagação, a referida pesquisa objetiva a elaboração e avaliação de um material didático voltado para os professores de Química no qual seja possível encontrar facilmente os jogos didáticos já desenvolvidos para o Ensino de Química, identificando neles quais as características estão presentes para serem considerados didático tendo em vista a fundamentação que sustenta a aprendizagem por meio de jogos. Para tanto, será utilizada uma abordagem metodológica do tipo qualitativa e quantitativa sendo empregue a elaboração, aplicação e avaliação de um Produto Educacional no formato de Compêndio, contendo jogos para o Ensino de Química com orientações para o professor. O procedimento de coleta de dados se deu por meio da aplicação de dois questionários constituídos por questões abertas com alunos do 1º período da Licenciatura em Química do Instituto Federal – Campus Ipanguaçu e uma turma de bolsistas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que foram tratados e estudados por meio da análise de conteúdo (AC) de Bardin (1977).