RPG E ENSINO DE QUÍMICA: PROPOSTA DE UM RECURSO DIDÁTICO PARA A ABORDAGEM DO MODELO ATÔMICO DE THOMSON
Ensino de Química. Educação Lúdica. TIC’s. Jogos. RPG.
Este trabalho apresenta uma proposta de um recurso didático, no formato de jogo tipo RPG 2D digital, para a abordagem do modelo atômico de Thomson. O jogo, elaborado por meio do software RPG Maker MV, intitula-se “O modelo atômico de Thomson” e apresenta uma diversidade de cenários e experiências envolvendo a discussão sobre conteúdos químicos relacionados ao tema. Para viabilizar a aplicação do recurso e obter informações sobre o seu potencial didático-pedagógico foi planejada uma sequência de atividades que foi desenvolvida com estudantes de uma escola estadual do interior do RN (EscEstRN), em uma turma da primeira série do ensino médio regular. A sequência de atividades foi desenhada de modo a considerar a utilização de recursos variados, como a experimentação, ferramentas audiovisuais, textos didáticos escritos originalmente por Thomson e, por fim, o jogo digital proposto nesse trabalho. A fim de reunir informações sobre a impressão dos
estudantes acerca da experiência vivenciada com o jogo, foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha, no qual os estudantes puderam atribuir um grau de satisfação a aspectos do jogo. Os dados foram computados e organizados em gráficos para melhor visualização dos aspectos preferencialmente reconhecidos pelos participantes sobre o recurso. Os resultados indicam grande aceitação pelo público-alvo, destacando-se, principalmente, critérios como o roteiro do jogo, a resolução gráfica, o nível de dificuldade, e a importância do recurso para o estudo do conteúdo abordado. A partir da análise/apreciação dos resultados obtidos nesta dissertação, pretende-se elaborar uma versão 2.0 reformulada/atualizada no jogo.