ESTUDO DE PONTOS NOTÁVEIS DO TRIÂNGULO COM RECURSO GEOGEBRA
Ensino de Geometria. Pontos notáveis do triângulo. Teoria Van Hiele. GeoGebra.
A presente pesquisa tem por objetivo verificar a eficácia de atividades pautadas nos níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico propostos no Modelo Van Hiele e com suporte do software GeoGebra para o ensino e a aprendizagem acerca de Pontos Notáveis do Triângulo. Dessa forma vem juntar-se às muitas pesquisas realizadas no âmbito da Educação Matemática com foco no Ensino de Geometria. Para tanto, realizamos uma incursão pelo contexto do Ensino de Geometria no Brasil nas últimas décadas para identificarmos as causas para o ensino desse ramo da Matemática ter sido colocado em segundo plano por certo tempo. A pesquisa destaca a importância da utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em contextos educacionais, mais especificamente, o software GeoGebra, assim como o Modelo de desenvolvimento do pensamento geométrico proposto pelos Van Hiele como opções metodológicas para superar dificuldades no ensino e na aprendizagem de Pontos Notáveis do Triângulo. Realizamos uma análise de dez livros didáticos recomendados pelo PNLD 2014, com o intuito de verificar se o conteúdo pesquisado era abordado e, em caso afirmativo, qual seria a abordagem metodológica, bem como as características das atividades propostas. Levando em consideração o contexto estudado, assim como a pesquisa bibliográfica supracitada, foi elaborado o produto educacional constituído por uma de sequência didática com atividades de construção de alguns Pontos Notáveis do triângulo, a saber, incentro, circuncentro, baricentro e ortocentro, com o uso do software GeoGebra, cujo objetivo maior foi provocar os alunos a elaborarem definições diante de suas construções. O referido produto foi implementado em uma escola da rede estadual de ensino na cidade de Natal com duas turmas de 8º Anos do Ensino Fundamental e os dados coletados durante sua aplicação foram analisados segundo os quatro primeiros níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico do Modelo Van Hiele. A análise das atividades propostas evidenciou um elevado grau de dificuldade para discernir os conceitos geométricos apresentados.