MUSICALIZANDO A BIOLOGIA: EXPLORAÇÃO DE LETRAS MUSICAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Música, recurso didático inovador, licenciatura em Biologia, temática ambiental, abordagem CTSA
A presente pesquisa teve por objetivo geral contribuir com a formação inicial de professores em Ciências Biológicas acerca do uso da música como recurso didático envolvendo a temática ambiental, explorando-a quanto ao seu potencial CTSA - Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente- e contribuições para o letramento científico. O percurso metodológico da pesquisa delineou-se por meio da aplicação de oficinas, com encontros presenciais e não presenciais, nas quais ocorreram orientações teórico-metodológicas sobre a exploração da música e a caracterização das mesmas quanto ao seu potencial para o ensino de Ciências. Nas oficinas foram utilizadas músicas e produzidas paródias e unidades didáticas pelos licenciandos, as quais foram avaliadas quanto à existência de elementos contidos na perspectiva CTSA. Essa produção forneceu subsídios para avaliar a contribuição da oficina para os docentes em formação, e na evidenciação de dificuldades e potencialidades quanto ao uso da música nesta abordagem de ensino. As análises das letras musicais, paródias e unidades didáticas ocorreram por meio de critérios estabelecidos com base em referenciais teóricos sobre o uso da música como recurso didático, da abordagem CTSA e domínios do letramento científico, assim como elementos da análise de Bardin e análise do discurso. Os resultados apontam que as músicas possuem potenciais para discutir relações entre ciência, tecnologia, ambiente e sociedade, assim como a presença de conceitos ecológicos. Em contrapartida, evidenciou-se que os licenciandos apresentaram dificuldades ao explorarem estas relações nas letras das canções e nas construções das paródias e unidades didáticas, limitando-se aos aspectos conceituais e ao caráter sensibilizador. Logo, estes resultados refletem na necessidade de inserir o conhecimento e vivência de recursos didáticos diferenciados na formação inicial de professores de Ciências, fornecendo-os subsídios e orientações quanto ao seu uso na perspectiva de diferentes abordagens de ensino.