Análise dos erros e dificuldades de aprendizagem no desempenho dos estudantes nos vestibulares da UFRN (2009-2013), sobre explicar as propriedades físicas das substâncias, materiais e suas relações com aplicações
Substâncias e materiais, Erros conceituais; dificuldades de aprendizagem; enfoque sistêmico; Teoria de Galperin
O estudo sobre a habilidade de explicar as propriedades físicas das substâncias, materiais e sua relação com aplicações encontra-se como conteúdo importante na compreensão da disciplina de Química na educação básica. Porém, a forma como esse conteúdo é abordado em sala de aula não prioriza uma estruturação sistematizada dos conhecimentos que sustentam esse conhecimento, ocorrendo de maneira fragmentada e isolada. Essa dissertação analisa os erros e dificuldades de aprendizagem das questões dos vestibulares da UFRN (2009-2013), e o desempenho dos candidatos sobre as questões objetivas e discursivas de Química relacionadas ao tema: propriedades das substâncias, materiais e suas aplicações. O intuito é inferir essas dificuldades de aprendizagem por meio dos erros que as questões propiciam para os candidatos. Com isso, a matriz teórica realizou uma revisão da literatura sobre o tema com o objetivo de estruturar a análise das questões, e a metodologia da pesquisa. A partir desse estudo, propõe-se um sistema didático como produto da dissertação, utilizando a teoria da assimilação por etapas de P. Ya Galerin, com um enfoque sistêmico do tipo de estrutural-funcional, como forma de estruturar conteúdos como estrutura atômica, tabela periódica, ligações químicas e interações intermoleculares.