Banca de DEFESA: EMANUEL PEREIRA DE ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EMANUEL PEREIRA DE ARAÚJO
DATA : 22/08/2018
HORA: 09:00
LOCAL: ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
TÍTULO:

Pirâmide “holográfica”: uma introdução ao estudo da óptica no
ensino fundamental


PALAVRAS-CHAVES:

Pirâmides “holográficas”. Hologramas. Ensino de Física. Ensino
Fundamental. Óptica.


PÁGINAS: 179
RESUMO:

Somos a todo o momento bombardeados por novas tecnologias que nos
permitem inúmeras façanhas, muitas delas inimagináveis décadas atrás. Neste cenário, a
indústria cinematográfica fomenta ainda mais o imaginário popular ao exibir, por
exemplo, hipotéticos hologramas interativos nos filmes de ficção científica e de superheróis.
Além dos cinemas, também podemos encontrar menção aos hologramas em
diversos outros cenários (eventos de premiação, campanhas de marketing e eleitorais,
shows de música, dentre outros), alguns destes se utilizam de dispositivos vulgarmente
denominados pirâmides “holográficas”. Essas pirâmides podem fornecer a nítida
impressão de que o espectador está observando um objeto real e tangível. Todavia,
conforme discutimos nessa dissertação, a maioria destas referências às imagens
holográficas estão equivocadas, ou seja, além de não serem hologramas de fato, não
passam de imagens bidimensionais. Isso pode gerar excelentes oportunidades
educacionais para o debate sobre temáticas referentes a ilusões de óptica e o que são os
hologramas, especialmente quando nos atentamos para a transição da curiosidade
ingênua do indivíduo em uma curiosidade epistemológica. Desse modo, desenvolvemos
um produto educacional por meio de uma sequência didática para a introdução ao
estudo da óptica no ensino fundamental. Tomamos como ponto de partida a construção
de uma pirâmide “holográfica” quadrangular e investigamos seu princípio físico de
funcionamento. A sequência didática foi estruturada de acordo com os três momentos
pedagógicos (problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do
conhecimento) desenvolvidos por Demétrios Delizoicov e que possuem bases
educacionais freirianas. Mediante a aplicação da sequência didática, evidenciamos os
principais resultados, entraves, expectativas e geramos o produto educacional final
incluindo sugestões de aplicações nos demais níveis de escolaridade. Dentre os
resultados alcançados, destacamos aspectos lúdicos identificados nas pirâmides
“holográficas” que favoreceram a introdução de conceitos básicos da óptica e da
matemática no ensino fundamental, assim como a imersão em diversos fatores da
construção científica, a exemplo da formulação e verificação de hipóteses e a coleta e
interpretação de dados.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Interno - 345796 - CICLAMIO LEITE BARRETO
Externo à Instituição - CALISTRATO SOARES DA CAMARA NETO
Notícia cadastrada em: 27/07/2018 09:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao