Banca de DEFESA: TADEU JUNIOR DE CASTRO GONÇALVES

DISCENTE : TADEU JUNIOR DE CASTRO GONÇALVES
DATA : 25/02/2022
LOCAL: meet.google.com/tzf-usec-gky

CICLOS POLÍTICOS E EFICIÊNCIA DINÂMICA COM ESTRUTURA EM REDE DOS PRESTADORES DE SERVIÇOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO BRASIL

Ciclos políticos. Eficiência. Network DEA. Resíduos Sólidos Urbanos. Brasil

Este estudo, à luz da teoria dos ciclos políticos, teve por objetivo analisar os efeitos dos ciclos políticos na eficiência dos operadores de resíduos sólidos urbanos brasileiros, compreendendo período de 2012 a 2019. Assim, a análise foi dividida em dois estágios. O primeiro estágio consiste no uso do Modelo DEA Dinâmico com estrutura em Rede, que permitiu estruturar e calcular indicadores de eficiência, subdividindo-se em duas divisões. O segundo estágio, transporta escores de eficiência como variáveis dependentes e analisa os efeitos de ciclos políticos e outras variáveis (ideologia partidária, PIB per capita, densidade, transferências, capital político e macrorregiões) na eficiência dos operadores por meio de três modelos econométricos. Com amostra de 218 operadores, os resultados indicam escore médio de eficiência geral de 60,57%, sinalizando ineficiência do setor, assim como estagnação de produtividade em todo período analisado, o que prejudica metas e objetivos de formuladores de políticas públicas. Ainda, verifica-se influência negativa de ciclos políticos nos escores de eficiência dos três modelos propostos, demonstrando que a teoria dos ciclos políticos se encontra presente e relevante nas discussões do setor de RSU. As variáveis PIB per capita, densidade, transferências, capital político e macrorregião, apresentaram significância estatística em pelo menos um dos modelos, diferentemente de ideologia partidária. Este estudo torna-se relevante, pois pode auxiliar na definição de políticas eficazes, principalmente de países em desenvolvimento. Atende originalidade, por construir análise com características específicas para o Brasil, além de não ser encontrada pesquisas semelhantes após revisão sistemática.

Presidente - 3220688 - ALEXANDRO BARBOSA
Interno - 1149555 - SEVERINO CESARIO DE LIMA
Externo à Instituição - PEDRO TIAGO FRANCISCO SIMÕES
Notícia cadastrada em: 11/02/2022 13:41