CARTOGRAFIOS DE UMA NARRATRIZ: performances entre contação de histórias, teatro e educação
narração oral, pedagogia do teatro, contação de histórias, performance, educação
Esta Dissertação cartografou performances como experiências de criação de uma narratriz, envolvendo na composição desta a discussão de corpo narrativo, performance art e performance narrativa (contação de histórias). Escolhendo diferentes espaços educacionais como lócus performático, atravessando os conceitos de artista/docente de Isabel Marques (2011; 2014) e professor-performer de Naira Ciotti (2014), compreendi o híbrido narratriz dando corpopalavra a uma artista/educadora que mobiliza corporalmente questões onde quiser instaura-las. A investigação aconteceu através da vivência de três performances art provocadas pelas questões que o universo da narração oral trouxe a minha existência, costuradas às memórias de meu percurso pessoal como contadora de histórias e a pesquisas de contadoras/es de histórias brasileiras/os sobre a narração oral no mundo contemporâneo. Foi através dessas tecituras que destaquei três dos muitos fios presentes na composição com/do híbrido narratriz, em diálogo com discussões sobre corpo e performance, em teóricas/os como Eleonora Fabião (2008), Luciana Hartmann (2015), Paul Zumthor (2014) e Suely Rolnik (2016), bem como com o conceito de experiência em Jorge Larrosa (2014; 2018) e das relações entre performance e educação trazidas pelas vozes de Gilberto Icle (2017) e Mônica Bonatto (2017).