PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NO ENSINO MÉDIO: A CORRIDA DE ORIENTAÇÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Ensino médio. Educação Física. Corrida de orientação.
A presente pesquisa busca construir uma base teórico prática da corrida de
orientação, aplicada a educação física escolar do ensino médio, em uma escola pública,
situada na cidade de Monte Alegre/RN, nomeada por Escola Estadual Professor Gaspar.
Por meio de um estudo referenciado na perspectiva metodológica do tipo participante,
em uma abordagem qualitativa de um estudo de campo. Como questão de estudo
questionamos como incluir práticas corporais de aventura no ensino médio, a partir da
corrida de orientação nas aulas de educação física escolar. Partimos da investigação de
um contexto real vivenciado nesta escola, com um grupo de 45 alunos de uma turma de
2º ano do turno vespertino. Como instrumento de pesquisa utilizaremos a caderneta de
campo, com o registro dos fatos observados; o planejamento das práticas pedagógicas
da Corrida de Orientação com a execução de planos de aulas; a observação participante
e a aplicação de um questionário no final da unidade didática. A revisão de literatura foi
organizada em três subtítulos: 2.1 A Educação Física escolar e o Ensino Médio; 2.2 AsPráticas Corporais de Aventura e o Contexto da Corrida de Orientação; 2.3 A Corridade Orientação no Ensino Médio, na Escola. Após os procedimentos iniciais com as autorizações da escola e dos pais dos alunos menores de idade e os demais, para os devidos esclarecimentos, seguimos construindo os referenciais de apoio para posterior
análise dos dados. E como produto educacional resultante dessa pesquisa pretendemos
oferecer um material didático que permita a sua multiplicação por profissionais da
Educação Física escolar, possibilitando a aplicação de mais um conteúdo, diversificando
assim, o acesso a novos conhecimentos da cultura corporal de movimento de forma
concreta.