Banca de QUALIFICAÇÃO: CHRISTOFFER CARVALHO MEDEIROS

TITLE:

PROJETO DE LETRAMENTO PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

KEY WORDS:

Projeto de letramento. Educação antirracista. Gêneros discursivos.

PAGES: 84
BIG AREA: Linguística, Letras e Artes
AREA: Letras
SUMMARY:

A presente dissertação de mestrado foi forjada a partir das experiências vividas por mim, a partir do meu lugar de professor de Língua Portuguesa da Rede Pública de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte, e pelas(os) as(os) alunas(os) do 9° do Ensino Fundamental da mesma Rede de Ensino, orquestradas pelos nossos compartilhamentos de conhecimentos, tanto dentro quanto fora da sala de aula. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as linguagens presentes em um Projeto de Letramento (PL) que visa à formação antirracista. Especificamente, busca-se a) descrever a rede de atividades de um PL de formação antirracista dentro de uma unidade escolar; b) identificar as diferentes linguagens e suas relações ideológicas no PL de formação antirracista; c) analisar vozes discursivas na rede de gêneros discursivos que emergem do PL de formação antirracista. O referencial teórico deste trabalho se pauta nos Estudos de Letramento, especialmente, práticas de letramento, eventos de letramento, agentes de letramento e projetos de letramento. Metodologicamente, esta pesquisa de intervenção parte do paradigma qualitativo com viés etnográfico, sendo realizada na Escola Estadual Francisco Camilo de Souza, em Nísia Floresta/RN. A sistematização da Educação Antirracista nas escola públicas gera a possibilidade de potencializar a formação educadora(es) e estudantes conscientes sobre a necessidade de se posicionarem de forma crítica na sociedade, articulando-se para o enfrentamento às adversidades decorrentes do racismo estrutural.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS