Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE JEFFERSON MOREIRA

TITLE:

OFICINA DE LETRAMENTO: UMA PRÁTICA DISCURSIVA COM O GÊNERO CRÔNICA

KEY WORDS:

Oficina de letramento. Crônica. Prática leitura e escrita. Gênero Discursivo.

PAGES: 55
BIG AREA: Linguística, Letras e Artes
AREA: Letras
SUMMARY:

O presente trabalho vislumbra discutir o trabalho com gêneros discursivos, a partir da crônica, em oficinas de letramento, desenvolvido em uma escola estadual do município de Canguaretama/RN, com alunos do 8º ano do ensino fundamental. O estudo realizado apresenta uma perspectiva de abordagem qualitativa a partir da pesquisa-ação, fundamentando-se em uma concepção sócio-histórica acerca da Linguagem e nos estudos do letramento, efetuados por Kleiman (2009; 2013), Oliveira (2008; 2016), Santos-Marques e Kleiman (2019), dentre outros. Para tanto, será necessário, especificamente: (1) descrever oficinas de leitura e escrita de crônicas realizadas; (2) analisar textos produzidos por alunos em oficinas de escrita de crônicas; (3) identificar efeitos da realização de oficinas de letramento como forma de atrair o interesse do aluno para o gênero discursivo crônica. As ações elencadas compreendem que as oficinas de letramento incentivam a aprendizagem ao longo das aulas de Língua Portuguesa, ampliando competências de linguagem dos envolvidos e fomentando a formação de uma cidadania mais crítica e participativa.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS
Interna - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Externa à Instituição - IVONEIDE BEZERRA DE ARAÚJO SANTOS MARQUES - IFRN
Notícia cadastrada em: 24/08/2023 09:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao