Banca de QUALIFICAÇÃO: TELMA PAULO DA ROCHA

TITLE:

Projeto de letramento: patrimônio imaterial de Ielmo Marinho

KEY WORDS:

patrimônio imaterial, projeto de letramento, práticas sociais, narrativas locais.

PAGES: 82
BIG AREA: Linguística, Letras e Artes
AREA: Letras
SUMMARY:

Esta pesquisa surge do princípio de que todo lugar tem uma história a qual se configura como patrimônio imaterial, acerca de saberes e tradições que perpassam gerações. Essas práticas situacionais podem despertar consciência valorativa e a produção cultural, por exemplo, dos munícipes de Ielmo Marinho/RN. Nesse processo, a partir do desenvolvimento de um projeto de letramento, focalizamos a leitura, escrita e oralidade como práticas sociais de uso da linguagem na perspectiva dialógica e colaborativa em aulas de Língua Portuguesa. Para desenvolver esta pesquisa no ambiente escolar, realizamos questões investigativas: Que práticas de leitura, escrita e oralidade podem ser desenvolvidas em torno de projeto de letramento a partir da cultura imaterial dos ielmomarinhenses? Como realizar rede de atividades em projeto de letramento a partir da cultura imaterial dos ielmomarinhenses? Que histórias locais de ielmo-marinhences podem ser resgatadas por meio de projeto de letramento? De que maneira as histórias imateriais do município podem ser retextualizadas em sala de aula por meio de um projeto de letramento? Com vistas a responder essas perguntas, este projeto de letramento enumera como objetivo geral, (i) desenvolver práticas de leitura, escrita e oralidade, ancoradas na cultura imaterial dos ielmomarinhenses. Para atingi-lo, os objetivos específicos são: (i) apresentar rede de atividades de projeto de letramento a partir da cultura imaterial dos ielmomarinhenses; (ii) resgatar histórias locais de ielmo-marinhences por meio de projeto de letramento; e (iii) analisar as histórias imateriais do município retextualizadas em sala de aula. Esta pesquisa foi realizada na turma do 8º ano C na Escola Municipal Senador Jessé Pinto Freire no município de Ielmo Marinho/RN, durante o ano letivo de 2023. Referente aos pressupostos metodológicos, esta pesquisa-ação é de natureza qualitativa, interpretativista de abordagem etnográfica. Como agentes de letramento, contamos com a colaboração da equipe gestora, alunos e colaboradores externos para geração de dados. Realizamos eventos de letramentos com contação e produção de narrativas na sala de aula e em espaços do município. Os instrumentos utilizados foram notas de campo; fotografias; gravações em áudio; e exemplares de contos retextualizados do oral para escrita. Como resultados esperados, temos a construção do conhecimento linguístico, valorização do contexto histórico e cultural do município.

COMMITTEE MEMBERS:
Presidente - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS
Externa ao Programa - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ - UFRNExterna à Instituição - PRISCILA DO VALE SILVA
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 18:42
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao