OS SABERES QUE FUNDAMENTAM O ATO DE ENSINAR:
O USO DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR NO PROCESSO
DE ESCRITA DO 4º ANO
Escrita. Processo. Saberes. Mediação. Protocolos.
Nossa pesquisa tem como objeto de estudo mediação do professor no processo de escrita dos textos de alunos do ensino fundamental I. Trata-se de um estudo de cunho qualitativo sob o paradigma interpretativista, buscando responder a seguinte questão: a que saberes o professor recorre para mediar o processo de escritura dos alunos? Como objetivo geral, analisar as contribuições oferecidas pelo professor como mediador do processo de escrita dos textos dos alunos em sala de aula. Como objetivos específicos: i) diagnosticar como o professor corrige os textos produzidos em sala; ii) elaborar e executar atividades que contribuam para gerar habilidades escritoras; iii) utilizar a mediação e a metodologia dos protocolos verbais como forma de auxiliar no processo de escritura de textos; iv) analisar e interpretar as produções dos alunos, a fim de compreender como a mediação do professor contribui para o processo de escrita. Para atender a esses objetivos, planificamos um Projeto de Intervenção que foi trabalhado com os alunos do 4º ano do ensino fundamental a fim de analisarmos a evolução da sua escrita a partir das medicações dos protocolos de escrita realizados pela professora - pesquisadora. Teoricamente nossa pesquisa está fundamentada na mediação pedagógica feita pelo professor, nos escritos de Hoffman (2005a; 2005b), Mesquita (2012), na metodologia dos Protocolos de Escrita, Bortoni – Ricardo (2012), Naedzold, Santos e Silva (2017), os saberes docentes ou da prática pedagógica, nos estudos de Tardif (1991; 2005) e Almeida e Biajone (2007). Para questões teóricas sobre língua e linguagem trabalhamos com os estudos interativos da linguagem procedentes da teoria bakhtiniana orientadas por Fiorin (2006; 2008) e Geraldi (1996; 1997; 2010), relacionado à escrita temos as contribuições de Cagliari (1999 – 2003), Passarelli (2012). Ressaltamos, ainda, as contribuições de pesquisadores como: Bakhtin (1997), Ruiz (2001), Figueiredo (1995), Bronckart (2009) Menegasse (2001), Leal e Brandão (2007), Marcuschi e Suassuna (2007) e Cyana Leahy – Dios (2008).