Banca de DEFESA: KEYVILANE KALINE DA SILVA REGO FERNANDES

DISCENTE : KEYVILANE KALINE DA SILVA REGO FERNANDES
DATA : 19/06/2019
LOCAL: Auditório A

REFLEXÕES TEÓRICAS E  PRÁTICAS SOBRE A COMPREENSÃO LEITORA NO 2º SEGMENTO ( SEXTO AO NONO) DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA

comprensão leitora; EJA; estratégias de leitura

GRANDE ÁREA: Linguística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

Neste trabalho observa-se por meio de uma atividade diagnóstica, com questões de verificação de compreensão leitora de uma fábula, que os alunos do 2º Segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola pública do município de Natal-RN, estão com bastante dificuldade na leitura. Poucos conseguiram responder adequadamente as questões de interpretação feitas a partir do conteúdo do texto. Tomando as respostas como ponto de partida, propomos discutir e aplicar o que Solé (1998) propõe para o ensino de compreensão leitora.  Apresentamos como objetivo geral propor reflexões teóricas e práticas sobre a compreensão leitora a partir de leitura e escrita de textos narrativos e como objetivos específicos i) discutir as principais dificuldades que impedem a compreensão leitora do aluno; ii)  desenvolver em sala de aula oficinas sobre compreensão leitora envolvendo estratégias de leitura e de escrita ; iii) sistematizar e analisar  as  aulas para servir como material didático de consulta do professor a fim de auxiliá-lo no ensino da compreensão leitora e iv) narrar  a experiência do vivido por meio das análises das aulas.  Para atingir esses objetivos, utilizamos como metodologia a pesquisa-ação  e discutimos o que Larrosa (2007) traz sobre a experiência.  Esse autor diz que uma das possibilidades de trabalho que leva em conta a experiência é a pesquisa através do uso de narrativas. Dessa forma, utilizamos a narrativa de experiência do vivido, pois a partir de uma situação vivencial na EJA e com ajuda dos conhecimentos teóricos, propomos, aplicamos e analisamos oficinas de compreensão leitora. Como suporte teórico elegemos principalmente a dimensão interacional da linguagem, Geraldi (1997); concepções de leitura Coracini (1995); a leitura na educação de Jovens e adultos Freire (2011); concepção de língua, Koch (2015); concepção de texto  Marcuschi (2008) e  compreensão leitora Solé (1998).

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interna - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES