Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNA FRANCINETT BARROSO FAUSTINO DE SOUZA

DISCENTE : BRUNA FRANCINETT BARROSO FAUSTINO DE SOUZA
DATA : 29/04/2019
LOCAL: SALA DA CHEFIA DE LETRAS

EXPERIÊNCIAS DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL:

A CONTRIBUIÇÃO DAS NARRATIVAS LITERÁRIAS

Ensino. Leitura. Escrita. Narrativa. Experiência.

GRANDE ÁREA: Linguística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A exposição excessiva aos textos de linguagem mais objetiva e de comunicação instantânea disponíveis em meios digitais exerce alguma influência na produção escrita dos alunos do Ensino Fundamental? O acesso às experiências de leitura através de narrativas literárias pode favorecer o desenvolvimento de outras habilidades de leitura e escrita mais complexas? Partindo dessas questões, pretendemos desenvolver uma pesquisa social sob o paradigma qualitativo, conforme Bortoni-Ricardo (2008), de naturezas interventiva e interpretativista. O procedimento metodológico usado para a intervenção será a realização de oficinas de leitura e escrita a partir de narrativas literárias, desenvolvidas na Escola Municipal Deputada Maria do Céu Pereira Fernandes, da cidade de Goianinha/RN. A experiência será organizada em forma de Caderno Pedagógico, o qual será o produto da proposta interventiva. O objetivo geral é construir experiências significativas de leitura literária a partir do acesso às experiências dos autores dos textos lidos, a fim de que, tendo o que dizer, os alunos desenvolvam satisfatoriamente a escrita. Assim, os objetivos específicos da pesquisa são: i) diagnosticar o impacto dos textos de comunicação imediata nas redes sociais na construção narrativa dos estudantes; ii) analisar os diferentes modos de dizer dos autores das narrativas lidas e suas implicações na construção de sentidos pelos alunos e iii) promover produções escritas de narrativas literárias considerando as experiências dos estudantes. Tomamos como aporte teórico a concepção dialógica da linguagem de Bakhtin (2004) e adotamos a concepção de indissociabilidade das práticas de leitura e escrita, bem como a distinção de redação e produção textual, conforme Geraldi (2003; 2009; 2012; 2015). Adotamos a ideia de leitura rigorosa quanto à recuperação de pistas interpretativas do texto, conforme Riolfi et al (2014), para chegarmos à produção de narrativas literárias em consonância com Dalvi et al (2013) e, para isso, consideramos a necessidade de espaços na Escola para a experiência como aquilo que nos toca, de acordo com a noção de Larrosa (2017).

Presidente - 1673309 - SULEMI FABIANO CAMPOS
Interno - 1055142 - FRANCISCO FABIO VIEIRA MARCOLINO