O DEBATE ORAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
DANDO VOZ NA ESCOLA PARA A VIDA
Oralidade. Competência argumentativa. Cidadania; Gênero debate. Sequência didática.
No intuito de contribuir para o desenvolvimento da competência argumentativa dos alunos e da oralidade em sala de aula em situações de uso formal da língua, este trabalho se propõe a desenvolver uma sequência didática com o gênero debate regrado numa turma de 40 nível da Educação de Jovens e Adultos, equivalente ao 8ºe ao 9º ano. Para tanto, foi utilizado o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013 [2004]) com algumas adaptações requeridas pelo gênero. A opção pelo debate deveu-se ao fato de se tratar de um gênero argumentativo oral, atendendo, pois, aos dois eixos que se pretende trabalhar: a argumentação e a oralidade. Esta pesquisa-ação partiu de um primeiro contato do aluno com exemplares do gênero e com outros textos de gêneros diversos e temas afins ao que seria debatido para, então, chegar-se à produção inicial, a partir da qual seriam organizaram os módulos didáticos, visando sanar os problemas discursivos, textuais e linguísticos encontrados. O trabalho se insere, em seus fundamentos básicos, na linha do Interacionismo Sociodisursivo/ISD (BRONCKART, 2012 [1999]) e apresenta ainda bases teóricas sobre argumentação (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996); gêneros discursivos de Bakhtin (1997 [1979]); gêneros textuais, sequência didática e debate público do chamado “Grupo de Genebra”, representado por Dolz, Schneuwly, Noverraz, Di Pietro e Sylvie Haller (2013[2004]); gênero debate de Kerbrat-Orecchioni (1990), de Ribeiro (2009) e de Pereira e Silva (2013). O foco da análise será a construção dos argumentos, a partir de uma comparação entre a primeira e a segunda produções. Sua relevância reside, sobretudo, na possibilidade de desenvolver a competência argumentativa, tão requerida para o exercício da cidadania, e se trabalhar o oral formal, ainda tão pouco explorado em sala de aula em razão do estigma que carrega.