Banca de QUALIFICAÇÃO: MAYSA RODRIGUES ARRUDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MAYSA RODRIGUES ARRUDA
DATA : 06/09/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório C
TÍTULO:

O DEBATE ORAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

DANDO VOZ NA ESCOLA PARA A VIDA


PALAVRAS-CHAVES:

Oralidade. Competência argumentativa. Cidadania; Gênero debate. Sequência didática.


PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Língua Portuguesa
RESUMO:

No intuito de contribuir para o desenvolvimento da competência argumentativa dos alunos e da oralidade em sala de aula em situações de uso formal da língua, este trabalho se propõe a desenvolver uma sequência didática com o gênero debate regrado numa turma de 40 nível da Educação de Jovens e Adultos, equivalente ao 8ºe ao 9º ano. Para tanto, foi utilizado o modelo de sequência didática proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2013 [2004]) com algumas adaptações requeridas pelo gênero. A opção pelo debate deveu-se ao fato de se tratar de um gênero argumentativo oral, atendendo, pois, aos dois eixos que se pretende trabalhar: a argumentação e a oralidade. Esta pesquisa-ação partiu de um primeiro contato do aluno com exemplares do gênero e com outros textos de gêneros diversos e temas afins ao que seria debatido para, então, chegar-se à produção inicial, a partir da qual seriam organizaram os módulos didáticos, visando sanar os problemas discursivos, textuais e linguísticos encontrados.  O trabalho se insere, em seus fundamentos básicos, na linha do Interacionismo Sociodisursivo/ISD (BRONCKART, 2012 [1999]) e apresenta ainda bases teóricas sobre argumentação (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 1996); gêneros discursivos de Bakhtin (1997 [1979]); gêneros textuais, sequência didática e debate público do chamado “Grupo de Genebra”, representado por Dolz, Schneuwly, Noverraz, Di Pietro e Sylvie Haller (2013[2004]);  gênero debate de Kerbrat-Orecchioni (1990), de Ribeiro (2009) e de Pereira e Silva (2013). O foco da análise será a construção dos argumentos, a partir de uma comparação entre a primeira e a segunda produções.  Sua relevância reside, sobretudo, na possibilidade de desenvolver a competência argumentativa, tão requerida para o exercício da cidadania, e se trabalhar o oral formal, ainda tão pouco explorado em sala de aula em razão do estigma que carrega.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2087054 - GLICIA MARILI AZEVEDO DE MEDEIROS TINOCO
Externo à Instituição - WILLIANY MIRANDA DA SILVA - UFCG
Notícia cadastrada em: 13/09/2017 14:45
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