Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA TATIANE RIBEIRO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINA TATIANE RIBEIRO DA SILVA
DATA : 02/09/2024
LOCAL: Google Meet

Uma Metodologia para Explicar Diagnósticos Psiquiátricos Computacionais com Grandes Modelos de Linguagem, Gradientes Integrados e Análise Linguística

Psiquiatria Computacional; Processamento de Linguagem Natural; Grandes Modelos de Linguagem; Gradientes Integrados; Representações de Codificador Bidirecional de Transformadores - BERT; Doença de Alzheimer.

Distúrbios cerebrais, como a Doença de Alzheimer (DA) e a Esquizofrenia, impactam a produção de linguagem daqueles afetados pela doença de várias maneiras que ainda não são totalmente conhecidas. Avanços recentes na psiquiatria computacional, uma disciplina nova na neuroinformática, têm abordado este assunto fornecendo múltiplas estratégias para identificar automaticamente o eventual distúrbio de uma pessoa através da análise do discurso. Métodos de Processamento de Linguagem Natural (PLN) têm alcançado uma precisão extraordinária nesta tarefa. No entanto, para uma adequação clínica real, é necessário mais clareza sobre quais aspectos da fala foram determinantes para a decisão diagnóstica automática. Aqui, descrevemos uma metodologia para obter explicabilidade relacionada à sintaxe em Grandes Modelos de Linguagem (LLMs) em tarefas de classificação de texto de interesse para a comunidade psiquiátrica computacional. O método usa a atribuição de Gradientes Integrados (IG) para identificar os segmentos do texto mais relevantes para o processo de decisão e a ferramenta Linguistic Inquiry and Word Count (LIWC) para anotar esses segmentos com descritores sintáticos e linguísticos apropriados. Em um nível de estudo, a metodologia pode identificar quais descritores são estatisticamente pertinentes para os diagnósticos, enquanto, em uma análise individual, pode descrever os segmentos relevantes para a decisão. Demonstramos o uso dos métodos com um conjunto de dados em inglês de gravações de áudio e transcrições da tarefa de descrição da imagem do Roubo de Biscoitos e um modelo BERT (Representações de Codificador Bidirecional de Transformadores) afinado que alcançou uma precisão de 87% em um método de validação cruzada de 5 vezes. Discutimos como aplicar a metodologia em ambientes científicos e clínicos e suas limitações.

Externa à Instituição - ALINE VILLAVICENCIO
Externa à Instituição - LILIAN CRISTINE HÜBNER - PUCRS
Presidente - 3083298 - RENAN CIPRIANO MOIOLI
Notícia cadastrada em: 22/08/2024 12:32