DA COZINHA AO MEIO AMBIENTE: UMA ABORDAGEM CTS PARA O DESCARTE RESPONSÁVEL DO ÓLEO DE COZINHA.
Funções Orgânicas; descarte de óleo residual; Enfoque CTS
A dificuldade em aprender Química para estudantes do ensino médio se torna mais intensa pela falta de conexão dos conceitos com aplicações no cotidiano. Buscando minimizar esse problema e tornar o conteúdo relevante para a vida dos estudantes, estamos projetando uma sequência didática com enfoque CTS, onde os estudantes irão partir de uma situação problema do mundo real em que os conceitos de Química podem ajudar a resolver. Neste contexto, a finalidade é aplicar e analisar a sequência didática, focando no tema Funções Orgânicas Oxigenadas, especificamente os Ácidos carboxílicos. O objetivo é que os estudantes adquiram habilidades que lhes permitam identificar os ácidos graxos e suas propriedades físico-químicas e divulgar informações sobre os prejuízos ao meio ambiente ocasionados pelo descarte incorreto do óleo residual de fritura, com enfoque CTS. O meio ambiente vem sofrendo mudanças consideráveis nos seus recursos naturais, e isto tem acontecido por ações do homem. A interação da sociedade com o meio ambiente é capaz de causar danos à sua qualidade. Podemos destacar o descarte inadequado do óleo residual de fritura, que será abordado na situação problema e que causa impacto ao contaminar o solo e a água. A pesquisa será desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e sua aplicação ocorrerá na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, situada na cidade de Natal/RN, em uma turma de 3ª série do Ensino Médio Potiguar, através de uma sequência de 8 momentos que envolverão questionário de conhecimentos prévios, leitura da situação problema e discussões sobre o tema abordado. Como produto educacional, será elaborada uma sequência didática abordando a composição do óleo de cozinha, suas características quanto a polaridade e solubilidade em água, bem como os impactos ocasionados pelo descarte incorreto e a reciclagem.