Banca de DEFESA: FRANKLINS MARQUES TORRES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANKLINS MARQUES TORRES
DATA : 21/03/2025
HORA: 09:00
LOCAL: IQ2 - Sala de Videoconferência.
TÍTULO:

ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA E IMPACTO AMBIENTAL: EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO ENSINO PROFISSIONALIZANTE.


PALAVRAS-CHAVES:

Unidade Didática; Propriedades físicas; Resíduos de fritura; Triglicerídeos; Educação ambiental.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Este estudo apresenta a elaboração e aplicação de uma Unidade Didática (UD) voltada ao ensino das propriedades físicas dos triglicerídeos, com uma abordagem ambiental que enfatiza a problemática do descarte inadequado de óleos residuais de cozinha. O objetivo principal é relacionar essas propriedades físicas com os impactos ambientais causados pelo descarte indevido de óleos de fritura, favorecendo a construção do conhecimento entre os alunos da 3ª série do Ensino Médio do curso de Hospedagem na EEEP Professora Marly Ferreira Martins. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação, permitindo compreender a realidade educacional a partir da percepção dos participantes. A UD, intitulada "Entendendo as Propriedades Físicas dos Triglicerídeos de Óleos Residuais de Cozinha e o Impacto do Seu Descarte no Meio Ambiente", incorporou atividades diversificadas, como exibição de vídeos, aulas expositivo-dialogadas, rodas de conversa e oficinas práticas, buscando integrar teoria e prática de forma dinâmica e interativa. Os resultados da pesquisa revelaram que 90% dos estudantes desconheciam o destino correto para o descarte do óleo de fritura, e quase metade o descartava de maneira inadequada. Ademais, identificou-se uma lacuna no conhecimento sobre as propriedades físicas dos triglicerídeos, pois muitos estudantes demonstravam dificuldades em conceituá-las, apesar de conseguirem observar seus efeitos na prática. Essa constatação sugere uma aprendizagem predominantemente mecânica, sem compreensão aprofundada dos conceitos envolvidos. Outro ponto relevante identificado foi a dificuldade dos estudantes em disciplinas da área de Ciências da Natureza e Matemática, o que compromete a associação desses conhecimentos com sua formação profissional. No entanto, a intervenção pedagógica demonstrou potencial para estimular a reflexão crítica e a ressignificação do conhecimento, auxiliando os estudantes na construção de saberes mais consolidados. Os resultados indicaram avanços na compreensão técnica e na percepção crítica sobre a reciclagem e o descarte responsável de óleos. A pesquisa reforça a relevância da formação sustentável de futuros profissionais, demonstrando como a articulação entre teoria e prática pode contribuir para uma educação mais efetiva. Assim, evidencia-se a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras que promovam o desenvolvimento técnico e a cidadania, preparando os estudantes para atuar de maneira ética e consciente no mercado de trabalho.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1804952 - FERNANDO JOSÉ VOLPI EUSÉBIO DE OLIVEIRA
Interna - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER
Externo à Instituição - Francisco Geraldo Barbosa - UFC
Notícia cadastrada em: 27/02/2025 14:09
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