PMPQRN/IQ PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA - REDE NACIONAL INSTITUTO DE QUÍMICA Teléfono/Ramal: (84) 3342-2323/136 https://posgraduacao.ufrn.br/PROFQUI

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRO ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR

DISCENTE : ALESSANDRO ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR
DATA : 31/07/2024
LOCAL: Laboratório de Ensino de Química – IQ3

A QUÍMICA NA HORTA COMO PROPOSTA DE ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Química do solo; Horta escolar; Educação ambiental

A sustentabilidade como ferramenta para desenvolvimento humano considera aspectos ambientais, econômicos, sociais, éticos, etc. No campo educacional esse discurso está presente em diretrizes curriculares do mundo inteiro na defesa da formação de cidadãos mais bem informados e engajados na responsabilidade com o meio. A pesquisa relata a implementação de uma horta comunitária no contexto escolar do ensino fundamental como estratégia didática para a abordagem interdisciplinar em química,. O objetivo geral do estudo é analisar a experiência pedagógica da introdução da horta e na mobilização de conhecimentos químicos em diálogo com outras disciplinas de modo a favorecer a reflexão  crítica sobre  preservação ambiental, sustentabilidade e temas associados. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa e está sendo conduzida em uma escola da rede privada, no município de Natal, com estudantes do 9º ano do nível fundamental. A coleta de dados considera o uso de um questionário, de fichas de atividades produzidas pelos estudantes, do registro de notas de campo do pesquisador e da gravação de interações discursivas com os participantes no  contexto do ambiente escolar. Os resultados parciais sugerem um aparente reconhecimento pelos estudantes acerca dos impactos que as ações humanas exercem sobre o meio ambiente e de que ações do tipo do plantio da horta podem contribuir para uma educação para a sustentabilidade. Apesar disso, ficou evidente a necessidade de um aprofundamento em aspectos técnico-científicos que fundamentam as ações.

Interno - 3007778 - ANDERSON DIAS VIANA
Presidente - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
Interna - 1695600 - PATRICIA FLAVIA DA SILVA DIAS MOREIRA
Notícia cadastrada em: 15/07/2024 11:35