SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE LIGAÇÕES IÔNICAS: UMA OPORTUNIDADE DE MELHORIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Sequência didática; Ligações iônicas; Resolução de Problemas; Ensino Aprendizagem
Introdução: São variados os obstáculos encontrados no aprendizado de ligações químicas, principalmente pelo nível de abstração necessário para compreender tais teorias. Assim, o uso de metodologias ativas que garantam o protagonismo do aluno no ensino-aprendizagem vem ganhando destaque, dentre elas pode-se citar a metodologia de Resolução de Problemas e a Sequência Didática como colaboradores desse processo. Objetivo: Desenvolver e avaliar uma sequência didática para o ensino de ligações iônicas utilizando a metodologia ativa “ Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas” para estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola privada de Natal. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa com objetivos descritivos a ser realizada em uma escola da rede privada do Município de Natal/Rio Grande do Norte. A amostra do estudo será constituída por 30 alunos da 2ª série do Ensino Médio. Para a coleta de dados foram elaborados quatro instrumentos, dos quais dois são questionários individuais e dois roteiros experimentais investigativos a serem utilizados pelos alunos. Resultados Esperados: Espera-se desenvolver a capacidade reflexiva dos alunos, de modo a enriquecer o processo de ensino-aprendizagem no contexto de ligações iônicas. Considerações finais: A utilização de metodologias ativas podem servir como colaboradores do processo de formação estudantil no ensino médio.