PRODUÇÃO DE VÍDEOS NA PLATAFORMA YOUTUBE COMO ESTRATÉGIA PARA APRENDIZAGEM COLABORATIVA SOBRE OS ELEMENTOS QUÍMICOS
Ensino de Química. Aprendizagem Colaborativa. Tecnologias de Informação e Comunicação. Elementos Químicos
Neste trabalho foi realizado um estudo voltado para a elaboração de um produto educacional a ser utilizado no ensino de química, especificamente sobre o conteúdo “Elementos da Tabela Periódica”, levando em considerações as dificuldades no ensino sobre elementos químicos, oriundos de metodologias que já não contemplam as demandas dos estudantes por um aprendizado dinâmico e interativo. O produto consiste de um Manual de Apoio Pedagógico, voltado para utilização das tecnologias de Informação e Comunicação, associadas a metodologia de Aprendizagem Colaborativa, em um contexto Sócio Interacionista. Para tanto, utilizando como parâmetro metodológico a denominada pesquisa qualitativa, tendo com sujeito alunos uma turma do ensino médio de uma escola da rede pública do Estado do Ceará. A intervenção pedagógica foi realizada em três etapas. A primeira destinou-se a sugestão para a criação de um canal de vídeos produzidos pelos próprios alunos com a temática “elementos químicos e sua aplicabilidade”, seguida da realização de uma enquete prévia sobre as perspectivas de aprendizado e e sobre as possibilidades do uso das TIC. Esta etapa incluiu um momento de sensibilização com a exibição de alguns materiais análogos já existentes da internet. A segunda etapa foi voltada para a produção, correção e edição dos materiais já produzidos pelos alunos. Finalmente, o último momento foi voltado para a socialização e compartilhamentos de conhecimentos e experiências. Com a experiência de observação e acompanhamento, analisamos elementos suficientes para a concepção do produto educacional efetivo, que fosse significativo para os professores de química, dinâmico e prático para sua utilização.