A RELAÇÃO EGRESSO-CURSO DE GRADUAÇÃO COMO FONTE DE INFORMAÇÃO: subsídio para o planejamento de ações de educação continuada
Engenharia de Produção - UFRN. Egressos - UFRN. Egressos - Fonte de informação. Mediação da Informação. Educação continuada - UFRN. SIGAA.
Esta pesquisa teve como objetivo identificar de que maneira acontece a interlocução entre o curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e os seus egressos, para o planejamento de atividades de educação continuada. A pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, de abordagem mista, adotou o método quadripolar, o qual é recomendado para investigações científicas na área das Ciências Sociais Aplicadas. No tocante a revisão bibliográfica, considerou-se conceitos como gestão e mediação da informação e as várias vertentes da educação continuada, além de autores que estudaram a importância do relacionamento com os egressos para as Instituições de Ensino Superior. Almejando viabilizar uma proposta para o desenvolvimento de um canal de comunicação entre os gestores do curso de Engenharia de Produção da UFRN e seus egressos, para o planejamento de ações de educação continuada, a pesquisa utilizou duas técnicas de coleta de informações: o questionário eletrônico para os egressos, e entrevista para os coordenadores da graduação e da pós-graduação, além do chefe do departamento de Engenharia de Produção. O questionário eletrônico obteve 27,78% de retorno, sendo os dados tratados através do editor de planilhas Microsoft Excel. Como resultados da pesquisa, observou-se de um modo geral, a potencialidade da construção de um canal para mediar a relação egressos-curso, tendo em vista que 85,71% dos egressos se mostraram dispostos a manter relacionamento com o curso, sendo, para 50%, através das redes sociais a forma mais conveniente para a ocorrência dessa relação. Além disso, 84,29% dos egressos demandaram ações de educação continuada após a conclusão do curso e, dentre estes, 90,57% apontaram a área de engenharias como a mais buscada. Nas entrevistas, os gestores destacaram a importância de se manter um relacionamento com os egressos, voltado para subsidiar decisões no tocante as ações do curso. Apesar disso, poucas são as ações de comunicação efetiva com os egressos e as existentes são operacionalizadas de forma precária. Diante disso, entende-se que este estudo possa contribuir para que a instituição desenvolva formas de contato mais efetivas com os seus egressos, não apenas no que diz respeito à educação continuada, mas em outras ações institucionais, pois acreditamos na relação entre egressos e instituição para a melhoria da qualidade da formação.