Análise da Gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no Resultado da Avaliação CAPES por meio da Matriz Importância-Desempenho
Avaliação CAPES; Análise Importância-Desempenho; Avaliação da pós-graduação; Gestão do Conhecimento.
O objetivo geral desta pesquisa é analisar, a partir do resultado das avaliações trienais CAPES 2007, 2010 e 2013, o desempenho de trinta e cinco programas de pós-graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Rio Grande do Norte por meio da utilização da Análise de Importância-Desempenho (AID) montada com base nas fichas de avaliação preenchidas pelos consultares CAPES. Através da priorização dos itens de avaliação apontados pela matriz, propomos a utilização de ferramentas de gestão da informação e do conhecimento com o intuído de melhorar a gestão e o desempenho dos programas de pós-graduação. A pesquisa tem caráter combinado uma vez que se utiliza tanto de artifícios quantitativos quanto qualitativos. A primeira fase é caracterizada como descritiva com coleta de dados por meio de análise documental com base nas fichas de avaliação dos programas e os documentos de área disponibilizados pela CAPES. Na segunda fase é fazemos o comparativo entre itens avaliados e os atributos a eles consignados nas três últimas avaliações, assim como a análise estatística da evolução ou regressão dos itens de acordo com os indicadores para cada programa.