História da Ciência Brasileira na construção de Perspectivas Sociopolíticas na Educação em Ciências no Brasil: Discussões a partir do caso histórico do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)
Perspectiva sociopolítica. Educação em ciências. Justiça social. História da ciência brasileira. Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).
Assumindo a necessidade de reconexão com as questões da finalidade e do compromisso com um ensino de ciências mais politizado e politizante, essa tese de natureza teórica apresenta discussões acerca da construção de perspectivas sociopolíticas na educação em ciências no Brasil. Essas perspectivas, que compreendem a indissociabilidade entre conhecimento, identidade e poder, referem-se a abordagens que deslocam aquilo que é político para o cerne da educação em ciências, movimento já em curso na literatura da área. Inserida nesse cenário e tomando a cidadania, a democracia e a justiça social como valores, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar o papel da história da ciência brasileira na construção de perspectivas sociopolíticas na educação em ciências no Brasil. Para tanto, é tomado como recorte um caso histórico da ciência nacional, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), a partir da História Cultural das Ciências, em particular através do estudo de práticas científicas. As escolhas da lente historiográfica e do episódio histórico são dadas a partir do compromisso educacional declarado. Para a investigação histórica, foram utilizadas fontes primárias e secundárias. As primeiras incluem documentos da diplomacia estadunidense no Brasil, matérias de jornais da época, documentos do governo e da própria instituição, dentre os quais se encontram arquivos outrora confidenciais ou restritos. Como fontes secundárias, são incorporados trabalhos que versam sobre a história da pesquisa aeroespacial no Brasil, as relações Brasil-EUA no período em questão e a história política do Rio Grande do Norte e do Nordeste. No momento em que se realiza a etapa de qualificação dessa tese, discussões sobre historiografia e geografia do conhecimento em perspectivas sociopolíticas na educação em ciências no Brasil estão ainda em construção, bem como a segunda parte da análise histórica do episódio estudado, o que se refere ao estudo das práticas de preparo, lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais no CLBI. Por fim, segue em aberto o capítulo final, em que a partir dos elementos levantados e enfocados no caso histórico nacional específico em questão, serão apresentados possíveis desdobramentos para o aporte mais geral da História das Ciências no Ensino em uma perspectiva sociopolítica de educação.