Banca de QUALIFICAÇÃO: DOUGLAS DA COSTA CARDINOT

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DOUGLAS DA COSTA CARDINOT
DATA : 06/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma digital: https://meet.google.com/kct-pian-jmr
TÍTULO:

História da Ciência Brasileira na construção de Perspectivas Sociopolíticas na Educação em Ciências no Brasil: Discussões a partir do caso histórico do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)


PALAVRAS-CHAVES:

Perspectiva sociopolítica. Educação em ciências. Justiça social. História da ciência brasileira. Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).


PÁGINAS: 113
RESUMO:

Assumindo a necessidade de reconexão com as questões da finalidade e do compromisso com um ensino de ciências mais politizado e politizante, essa tese de natureza teórica apresenta discussões acerca da construção de perspectivas sociopolíticas na educação em ciências no Brasil. Essas perspectivas, que compreendem a indissociabilidade entre conhecimento, identidade e poder, referem-se a abordagens que deslocam aquilo que é político para o cerne da educação em ciências, movimento já em curso na literatura da área. Inserida nesse cenário e tomando a cidadania, a democracia e a justiça social como valores, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar o papel da história da ciência brasileira na construção de perspectivas sociopolíticas na educação em ciências no Brasil. Para tanto, é tomado como recorte um caso histórico da ciência nacional, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), a partir da História Cultural das Ciências, em particular através do estudo de práticas científicas. As escolhas da lente historiográfica e do episódio histórico são dadas a partir do compromisso educacional declarado. Para a investigação histórica, foram utilizadas fontes primárias e secundárias. As primeiras incluem documentos da diplomacia estadunidense no Brasil, matérias de jornais da época, documentos do governo e da própria instituição, dentre os quais se encontram arquivos outrora confidenciais ou restritos. Como fontes secundárias, são incorporados trabalhos que versam sobre a história da pesquisa aeroespacial no Brasil, as relações Brasil-EUA no período em questão e a história política do Rio Grande do Norte e do Nordeste. No momento em que se realiza a etapa de qualificação dessa tese, discussões sobre historiografia e geografia do conhecimento em perspectivas sociopolíticas na educação em ciências no Brasil estão ainda em construção, bem como a segunda parte da análise histórica do episódio estudado, o que se refere ao estudo das práticas de preparo, lançamento e rastreio de engenhos aeroespaciais no CLBI. Por fim, segue em aberto o capítulo final, em que a partir dos elementos levantados e enfocados no caso histórico nacional específico em questão, serão apresentados possíveis desdobramentos para o aporte mais geral da História das Ciências no Ensino em uma perspectiva sociopolítica de educação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1451196 - ANDRE FERRER PINTO MARTINS
Externo à Instituição - CRISTIANO BARBOSA DE MOURA
Externo à Instituição - IVÃ GURGEL - USP
Notícia cadastrada em: 01/04/2024 09:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao