Banca de DEFESA: WGUINEUMA PEREIRA AVELINO CARDOSO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WGUINEUMA PEREIRA AVELINO CARDOSO
DATA : 18/09/2024
HORA: 18:00
LOCAL: meet.google.com/yap-rzkw-qmv
TÍTULO:

DISCURSOS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUANTO AO ENSINO E A FORMAÇÃO DO LICENCIANDO DE MATEMÁTICA: MANEJOS DA ESPECIALIDADE


PALAVRAS-CHAVES:

educador matemático; matemático; manejo do discurso


PÁGINAS: 172
RESUMO:

O discurso sobre o manejo da especialidade dos professores de Matemática quanto ao ensino e à formação do licenciando em Matemática, construído de forma histórica, ideológica e social, revela as lutas e as relações de poder entre matemáticos e educadores matemáticos. Dessa forma, entendemos que os educadores matemáticos e matemáticos, em especial aqueles que atuam na formação de professores de Matemática, cada um a seu modo, são assujeitados pelo discurso do manejo da sua especialidade, conferindo autoridade científica na sua área de atuação. O manejo da especialidade envolve o saber técnico, crenças e as diferentes formas de poder que perpassam os sujeitos, tanto na sua posição de profissional da Educação Superior, como também pelo status do seu campo científico e acadêmico. Diante disso, queremos saber como estes professores universitários, matemáticos e educadores matemáticos se relacionam com a formação dos licenciandos em matemática, possivelmente futuros professores da Educação Básica? Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é compreender o manejo da especialidade no discurso dos professores, sobretudo dos matemáticos e dos educadores matemáticos, com relação ao ensino e à formação dos licenciandos em Matemática. Como tese, defendemos que o discurso sobre o manejo da especialidade dos matemáticos e dos educadores matemáticos é diferenciado pelo status do seu campo científico de trabalho e identificamos vestígios de crenças sobre o ensino e a formação do licenciando em Matemática, que, aliadas aos descompassos provocados pelas lutas históricas, ideológicas e de poder pela autoridade científica e acadêmica do campo de formação dos professores de Matemática, sustentam o discurso do preconceito ao educador matemático. Este estudo contribui com a discussão acerca do manejo da especialidade dos professores que atuam na formação de professores de Matemática e como esse manejo implica a formação inicial e as relações de trabalho dos professores de uma universidade. Nesta investigação, utilizou-se uma abordagem qualitativa e interpretativa com apoio teórico e metodológico de Análise de Discurso e, na constituição dos dados, contamos com a colaboração de alguns professores de uma universidade pública do Brasil. Os instrumentos utilizados na produção dos dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. Entendemos que os dados fazem parte de uma formação discursiva e, para analisá-los e interpretá-los, articulamos as unidades de sentido, considerando-se as relações de poder e saber da prática profissional e científica dos professores de Matemática. As unidades de sentido apontam diferenças quanto ao manejo da especialidade dos matemáticos e dos educadores matemáticos em um curso de licenciatura em Matemática. Nestas, identificamos que existe ainda uma tendência de uma formação dicotômica que separa a formação pedagógica da formação específica do conhecimento matemático. Entre os matemáticos, identificamos uma tendência para o ensino transmissivo com foco no conteúdo. E, entre os educadores matemáticos, há uma tendência para o desenvolvimento do ensino com foco no aluno. Verificamos que ainda existe o preconceito, uma forma de resistência e desvalorização, ao educador matemático e a sua prática profissional e de pesquisa, entendendo-o como um discurso histórico e ideológico, agindo como dispositivo de controle na produção de determinados comportamentos e atitudes úteis à manutenção da hegemonia de um campo de saber. Existe uma construção simbólica de inferioridade dos educadores matemáticos, construída historicamente e potencializada pelo discurso da desvalorização do magistério e por algumas crenças sobre o ensino e a formação do licenciando em Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3315007 - LILIANE DOS SANTOS GUTIERRE
Externa ao Programa - 2527364 - MARTA FIGUEREDO DOS ANJOS - UFRNExterna à Instituição - ARLETE DE JESUS BRITO - UNESP
Externa à Instituição - ADRIANA DE BORTOLI - FATEC- lins
Externa à Instituição - VIVIANE HUMMES
Externa à Instituição - DANIELLA ASSEMANY DA GUIA - UFRJ
Externo à Instituição - ANA CRISTINA FERREIRA - UFOP
Notícia cadastrada em: 12/08/2024 10:05
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