Banca de DEFESA: AMANDA BEATRIZ FERREIRA DAMASCENO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA BEATRIZ FERREIRA DAMASCENO
DATA : 28/08/2024
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

CLUBE DE CIÊNCIAS COMO ESTRATÉGIA PARA UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA


PALAVRAS-CHAVES:

Clubes de ciências. Diálogo entre culturas. Alfabetização Científica. Formação de professores.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

No contexto histórico-social que vivemos de uma sociedade tecnocientífica, é de suma importância compreender as ciências em sua complexidade para uma participação ativa, autônoma e crítica na sociedade. Assim, a educação científica possui demasiada importância pois possibilita uma leitura, tradução e compreensão dos códigos produzidos pelas ciências e tecnologias. O processo de desenvolvimento científico constitui-se como uma atividade humana sócio-historicamente determinada, e, portanto, um processo cultural. Por isso, faz sentido trabalhar no ensino das ciências uma perspectiva da ciência como cultura, contemplando além de seus produtos, os processos, contextos e sujeitos atuantes. Essa perspectiva reintegra a possibilidade de trabalhar as ciências próxima de quem a constrói e vive: os seres humanos em sua multiplicidade cultural. Na sociedade em que vivemos, os diálogos com os saberes podem acontecer de diferentes formas, tendendo, muitas vezes, para uma dinâmica monocultural. Pensar interculturalmente pode ser um catalisador para a superação de uma perspectiva monocultural. Nesse sentido, para que tenhamos um ensino que se distancie de uma leitura superficial e fragmentada das ciências, com espaço para o diálogo de saberes, é preciso que os professores saibam como mediar a multiplicidade cultural inerente ao ato educativo. Assim, esta pesquisa de natureza qualitativa do tipo participante, objetivou analisar as contribuições das experiências vivenciadas em um Clube de Ciências com abordagem intercultural na formação inicial de professores de Química, Física e Ciências Biológicas. Participaram da investigação 18 licenciandos, que construíram, com base nos três momentos pedagógicos, quatro atividades para o clube de ciências do parque Museu, recebendo três turmas de uma escola pública do município de Natal, RN. Diferentes culturas, além da científica, foram recrutadas ao longo da pesquisa. As experiências dos licenciandos reverberaram em três categorias, sendo elas: espaços e estratégias criativas na educação científica; horizontalidade e interesse na educação científica e atuação profissional: exercitando a docência.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1630751 - JOSIVANIA MARISA DANTAS
Interno - 1225280 - WILSON ELMER NASCIMENTO
Externa à Instituição - ROSANA FRANZEN LEITE - UNIOESTE
Notícia cadastrada em: 23/07/2024 17:21
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