DIMENSÕES DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Alfabetização Científica e Tecnológica; Alfabetização Tecnológica; Ensino de Ciências; Formação de professores de Ciências
A Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) tem se configurado como um dos principais objetivos educacionais a serem promovidos no ensino de Ciências. Apesar dessa perspectiva buscar promover um maior encontro dos estudantes com a cultura científica e a tecnológica, é crucial reconhecer que existe uma incompletude na abordagem epistêmica da Tecnologia dentro da ACT. Nessa perspectiva, este
estudo buscou analisar as dimensões de ACT de forma ampliada, buscando reconhecer suas lacunas na formação inicial de professores de Ciências Naturais. O estudo se caracteriza como de abordagem qualitativa do tipo pesquisa de natureza interventiva, demarcada na modalidade aplicação. A pesquisa foi desmembrada em
duas etapas. A primeira dedicou-se à realização de um amplo estado da questão em bases de dados e periódicos nacionais e internacionais entre os anos 1992-2022. Para apoio analítico do corpus selecionado, utilizou-se o software IRaMuTeQ. Na segunda etapa, buscou-se coletar dados empíricos por meio de um curso de formação ancorado nos três momentos pedagógicos, ocorrido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Participaram do curso 12 professores em formação inicial em Ciências Biológicas e Química. Os instrumentos utilizados foram avaliação diagnóstica, observação participante, diário de bordo, gravador de voz e
questionário. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa da UFRN, aprovado pelo parecer n° 6.414.777. Para análise do corpus coletado no curso de formação, utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD). Entre os resultados, infere- se que a busca por aspectos tecnológicos na ACT em produções acadêmicas
nacionais e internacionais nos revelou evidências que puderam se somar à defesa de uma incompletude na ACT. Frente a isso, propomos três dimensões de Alfabetização Tecnológica alicerçadas em diferentes referenciais, que estamos chamando de: i) compreensão básica da linguagem dos códigos e artefatos tecnológicos; ii) compreensão da Natureza da Tecnologia, e iii) atitude diante aspectos e questões sociotecnocientíficos. Já dos dados coletados no curso de formação emergiram-se por meio da ATD, a categoria final: i) contrastes
tecnológicos: a prevalência da disseminação de concepções “simplistas” de Tecnologia. Em linhas gerais, as falas dos diferentes participantes mostram umavariedade de entendimentos sobre Tecnologia, mas que ainda prevalece uma concepção puramente instrumental. A diversidade de concepções encontradas destaca a complexidade da Tecnologia e a necessidade de uma compreensão abrangente de sua natureza no universo pesquisado.