EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NO BIOMA CERRADO: ARTICULAÇÕES NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM NO MATOPIBA
Palavras-chave: Educar para um futuro sustentável, educação cidadã, conservação
do bioma cerrado, formação docente.
Na delimitação geográfica denominada Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e
Bahia), presente no bioma cerrado, os problemas socioambientais se agravam
diariamente com o avanço desmedido do agronegócio. Um alto impacto por conta do
desmatamento e utilização de agrotóxicos tem sido notado e difundidos por
inúmeras pesquisas, mostrando o grau de destruição da natureza, da vida humana,
animal e vegetal e ameaçando as gerações futuras das famílias e da biodiversidade
presente no bioma. Diversas escolas estão inseridas ao redor de inúmeras fazendas
que contribuem para esse desenvolvimento desenfreado, favorecendo unicamente o
crescimento econômico a partir da exploração de mão de obra barata. Contudo,
pensando no potencial dos pilares da educação para a sustentabilidade na formação
de professores, defendemos a seguinte tese: a educação para a sustentabilidade
pode fomentar processos formativos para professores em exercício,
problematizando a situação catastrófica e insustentável do bioma cerrado no
Matopiba, bem como, direcioná-los a repensarem suas práticas, as situações de
ensino e reorientar o currículo na perspectiva dos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS). Nesse sentido, essa pesquisa se propôs a analisar os limites e
possibilidades da educação para a sustentabilidade como perspectiva
problematizadora do bioma cerrado na formação continuada de professores em dois
espaços escolares situados no Matopiba, especificamente na cidade que mais
desmatou nos últimos anos para favorecer o agronegócio. Realizamos entrevistas
semiestruturas com 20 professores em exercício, dos quais trazemos a análise de
10 desses. Para isso, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) que possibilitou,
incialmente, o surgimento de seis categorias, das quais trazemos nesta versão
preliminar três delas: 1. Sustentabilidade: concepções, enfoques e finalidades; 2.
Conservar ou produzir?: uma controvérsia socioambiental digna de
problematizações e reflexões; e, 3. O cerrado está por um triz, pro dia nascer infeliz:
denúncias fatídicas. Os resultados parciais apontam concepções ainda acríticas por
parte dos professores sobre a problemática em questão, indicando a necessidade de
professos formativos voltados para a difusão de propostas mais sustentáveis. Além
disso, uma série de denúncias emergem dos professores que lá atuam sobre
práticas insustentáveis na região, nos permitindo criticar tais atitudes e propor
algumas saídas importantes sobre reflexão, conscientização e ação nos espaços
escolares.
Palavras-chave: Educar para um futuro sustentável, educação cidadã, conservação
do bioma cerrado, formação docente.