EQUAÇÕES CÚBICAS EM OMAR KHAYYAM: A TEORIA DA OBJETIVAÇÃO PROMOVENDO MAIS DE UM MODO DE VER O MESMO OBJETO MATEMÁTICO
PALAVRAS-CHAVE: Ensino e aprendizagem. Teoria da Objetivação. Tratado Algébrico de Omar Khayyam.
A presente investigação tem como objetivo realizar, com o auxílio da Teoria da Objetivação (TO) um estudo que ajude identificar caminhos que levem o professor de matemática em formação a desenvolver mais de um modo de ver o mesmo objeto matemático. Em períodos diferentes da história o saber em geral, e os objetos matemáticos em particular, foram vistos sob perspectivas distintas das de nossos dias. Ao ver que Omar Khayyam em seu Tratado Algébrico desenvolve todas as resoluções das equações cúbicas por procedimentos geométricos, realizamos um estudo histórico amparados pela Hermenêutica de Profundidade (HP) a fim de buscar na referida obra do sábio islâmico elementos históricos potencialmente didáticos para compor uma metodologia de investigação. Por outro lado, a Teoria da Objetivação (TO) ao tratar dos diversos olhares ao mesmo objeto matemático, diz que a visão é um órgão cultural, como um ato coletivo que depende das interações e necessidades da sociedade e desse modo a visão em momentos históricos distintos tem particularidades, passíveis de serem observadas e comparadas. Ademais a TO, que concebe aprender como conhecer e vir a ser, visando à formação dialética de sujeitos reflexivos, críticos e éticos, foi o arcabouço que nos guiou no uso das potencialidades didáticas que emergiram do texto histórico e subsidiou a elaboração das tarefas que compuseram a intervenção pedagógica. Com o intuito de aprimorar a pesquisa aplicou-se uma intervenção piloto, uma tarefa teste que oferecesse respostas e parâmetros de tomadas de decisões no nosso estudo. A intervenção piloto trouxe mudanças para a atividade, tornando-a mais propícia para sustentar a argumentação da tese proposta cujo enunciado diz que a TO possibilita a criação de uma metodologia de investigação das potencialidades didáticas de um texto histórico reveladas pela hermenêutica de profundidade, que aponta os caminhos que levem o professor de matemática em formação desenvolver múltiplos olhares sobre um objeto matemático. Além do enunciado da defesa da tese, a presente investigação nos permitiu ver que o arcabouço teórico da TO nos permite investigar questões relacionadas não apenas ao saber matemático no processo de ensino e aprendizagem, mas também investigar questões relativas às habilidades e posturas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.