ABORDAGENS DA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE NA LICENCIATURA EM BIOLOGIA: PERSPECTIVAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS EM CURSOS DA REGIÃO AMAZÔNICA PARAENSE
Educação para a Sustentabilidade; Ensino de Biologia; Formação Docente; Responsabilidade Socioambiental
A presente pesquisa centra seus esforços de investigação no contexto educacional da região amazônica paraense, contribuindo com a valorização e entendimento do cenário de atuação, vivências e perspectivas de cursos de formação docente da área de Ensino de Ciências e Biologia em uma região que além da vasta biodiversidade, dispõe de significativa importância na formação sociocultural do país. Tem por objetivo principal caracterizar as abordagens teórico-metodológicas da Educação para a Sustentabilidade em cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense. O estudo adota uma perspectiva metodológica
qualitativa e quantitativa, assumindo uma abordagem narrativa com trajetória dividida em quatro fases: Fase 1: Análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura em Biologia da região amazônica paraense (tomando cinco instituições como amostragem); Fase 2: Análise dos Trabalhos de Conclusão de Cursos produzidos pelos discentes dos cursos no período de 2017 a 2021; Fase 3: Aplicação de um questionário para professores ativos
(temporários e/ou permanentes) dos cursos em questão; e Fase 4: Aplicação de questionário para discentes ativos com matrícula inicial entre os anos de 2018 a 2022 dos respectivos cursos. A análise qualitativa ocorre por meio do software Iramuteq versão 0.7 alpha 2, já a quantitativa, por meio dos softwares Past versão 4.07b e Excel 2017. Os resultados obtidos até o momento mostram que os ODS 3 (saúde e bem-estar), 4 (educação de qualidade), 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 15 (vida terrestre) e 16 (paz, justiça e
instituições eficazes) estão presentes em todos os PPCs das cinco instituições de ensino estudadas. Em oposição, os ODS 5 (igualdade de gênero) e 11 (cidades e comunidades sustentáveis) não foram abordados em nenhum dos documentos analisados. Além disso, nenhum dos PPCs traz de maneira direta e explícita, a aplicação e contextualização do termo “Educação para a Sustentabilidade”, embora mostrem expressões e trechos que façam referência aos seus princípios de forma sucinta. Dos 145 TCCs analisados, 71,72% revelaram
que as categorias mais representadas foram a 2 (direito à educação) e a 7 (direito à biodiversidade). Isso possibilita inferir que a abordagem da Educação para a Sustentabilidade, nestes documentos, apresenta certa conformidade com a formação acadêmica pretendida e com a região na qual as Instituições de Ensino Superior estão inseridas. No entanto, deixam de tratar temas importantes para a formação humana e para a composição de uma sociedade justa e igualitária, como: o direito à igualdade, ao respeito e a diversidade. Com relação a
abordagem docente, os professores dão maior ênfase aos princípios: “direito à vida”, “direito à igualdade” e “direito ao respeito”. De modo contrário, o princípio “direito à cultura” foi o que apresentou menor índice de abordagem pelos docentes. Em termos gerais, os docentes mostram perspectivas de atuação que priorizam a formação crítica, contextualizada e prática para seus estudantes. Entretanto, necessitam de uma atenta reformulação e atualização da prática docente, principalmente, no que diz respeito à inclusão e ao fortalecimento das dimensões cultural, social e ambiental, para que assim, se possa apresentar maior valorização das relações culturais, tradicionais e socioambientais com o meio onde estão inseridos.