ILUSTRAÇÕES CIENTÍFICAS E A CLASSIFICAÇÃO DO MUNDO NATURAL NO SÉCULO XVIII
Ilustração científica. Sistema de classificação de seres vivos. Iluminismo. História cultural da ciência. Natureza da ciência.
Buscamos realizar um estudo historiográfico acerca das ilustrações científicas, explorando o seu contexto histórico e sociocultural de produção e o seu papel na História Natural do século XVIII, especialmente no período da “Viagem Filosófica” comandada pelo brasileiro Alexandre Rodrigues Ferreira, bem como apresentar uma descrição dos elementos característicos desse tipo de representação visual da natureza da época sinalizada. Enxergamos que existe uma lacuna, principalmente no Brasil, acerca desse tipo investigação, que considera as ilustrações científicas como fontes históricas de pesquisa e que propõe uma articulação entre esse tipo de imagem visual e o ensino de ciências, na interface com a história da ciência e a natureza da ciência (NdC) por meio de “temas” e “questões”. Assim, o objetivo geral desse estudo foi investigar a importância e o significado da utilização das ilustrações científicas no processo de classificação do mundo natural no período iluminista, apontando as contribuições do entendimento desse processo histórico e dos seus sentidos para o ensino de ciências da natureza. Trata-se de um trabalho de natureza bibliográfica, qualitativa, de caráter interdisciplinar e embasado na literatura da moderna historiografia da ciência, na vertente da História Cultural da Ciência, com foco nas práticas científicas e na cultura visual do século XVIII. Defendemos que uma ilustração científica se configura em um tipo específico de representação visual da natureza, que foi essencial para identificar estruturas e características distintivas dos espécimes e divulgar o conhecimento taxonômico de plantas e animais no século XVIII, e que a partir do seu contexto histórico e sociocultural de produção podemos refletir sobre aspectos relevantes de NdC, como “o papel dos naturalistas e artistas na produção de conhecimentos no século XVIII”, “a relação entre os estudos da natureza e a sociedade”, “os diferentes meios de produção e divulgação de conhecimentos”, “a organização das expedições científicas e a participação das colônias nesse tipo de empreendimento”, entre outros.