RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA APRENDIZAGEM DA FUNÇÃO POLINOMIAL INSTITUÍDOS NO GeoGebra SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL
Plataforma GeoGebra, Função Polinomial, Resolução de Problemas, Formação Continuada de Professores de Matemática
A motivação para este estudo se deu pela necessidade de investigar uma nova proposta dinâmica para o ensino de funções polinomiais usando uma plataforma de aprendizagem buscando embasamento na Teoria Histórico-Cultural associada com o campo de estudo da Resolução de Problemas. Em se tratando da apropriação do saber pelo campo de estudo da Resolução de Problemas vislumbramos a possibilidade de apresentar tanto para estudantes quanto para professores o ensino por investigação. Assim sendo, desenvolvemos uma sequência de atividades que foi executada via plataforma GeoGebra na qual potencializou a elaboração das ações e dos protocolos de construção proporcionando o diálogo entre os envolvidos. Vale ressaltar que conseguimos uma relação evidente entre a representação da função polinomial em suas quatro formas propostas pelo autor que nos norteou na hipótese deste estudo. Consideramos um estudo de pesquisa qualitativa, pois os dados foram construídos no momento de execução do curso oferecido aos estudantes da licenciatura em matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados apresentados nos instrumentos escritos e gravados tanto em áudio quanto em vídeo e nos proporcionaram material para a análise posterior. Nos diálogos os estudantes e o pesquisador interagiram com as atividades que foram executadas na plataforma GeoGebra. Com o objetivo de motivar os estudantes para a resolução dos problemas apresentamos questões dentro do seu contexto social e cultural. Os resultados obtidos foram analisados considerando os aspectos do campo de estudos da Resolução de Problemas bem como a proposta de atividade foi elaborada baseada neste princípio. Tivemos com este estudo a pretensão de apresentar aos estudantes e professores como representar na plataforma GeoGebra construções dinâmicas, que são aplicativos, que validem a formação do conceito de função polinomiais de forma dinâmica e interativa. No decorrer da resolução dos problemas, buscamos aprimorar a construção e a representação dinâmica das atividades implementando com os comandos da plataforma GeoGebra e favorecendo a criação de novos aplicativos. Considerando tanto nossas avaliações instantâneas quanto as tomadas de decisões dos estudantes na resolução do problema. Diante deste estudo concluímos que uma abordagem dada ao ensino da função polinomial utilizando as ferramentas, os comandos e aplicativos da Plataforma GeoGebra, favorecem ao desenvolvimento e a aprendizagem deste conteúdo. Potencializando assim uma nova ideia mais abrangente de consideramos um diálogo na formação tanto dos estudantes quando no apoio em sala de aula para os professores. Delimitando dificuldades didáticas tanto no cotidiano quanto em sala de aula em busca de uma forma de aprendizado, apontamos ser a tecnologia um suporte para o ensino nas novas gerações.