Um estudo sobre a Matemática Recreativa e possibilidades de uso no ensino de matemática
Educação Matemática, Ensino e aprendizagem de Matemática, Matemática Recreativa, Problemas recreativos históricos.
Pretende-se neste estudo sobre a Matemática Recreativa trazer à tona as concepções vigentes e as justificativas apresentadas para seu uso, além de averiguar como a matemática recreativa se insere nos currículos nacionais de outros países e do Brasil. A partir dos trabalhos analisados adotamos uma concepção de Matemática Recreativa, a qual inferimos ser a mais potencialmente frutífera para ensino de matemática. Analisamos, também, algumas experiências de aplicação da Matemática Recreativa no ensino da Matemática. A metodologia utilizada para este trabalho é a abordagem qualitativa em sua vertente de pesquisa documental, uma vez que o foco do trabalho é voltado para a análise de documentos enquanto principal fonte de informação da pesquisa. Nossa visão da Matemática Recreativa nos levou a anexar três relatos de experiência que nos pareceram representativos, a saber: jogos, problemas recreativos e quebra-cabeças matemáticos. Discutimos ainda a ideia de que o desenvolvimento da álgebra levou ao declínio dos problemas recreativos e as perspectivas atuais de atividades com a Matemática Recreativa. Assim, conclui-se que a Matemática Recreativa é um vasto campo de possibilidades que, deveria ser mais utilizado em sala de aula para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, pois além dessa ferramenta ser atraente, ela desenvolve várias habilidades.