UM ESTUDO SOBRE A ORIENTAÇÃO PARA A AÇÃO ESCREVER TEXTOS ARGUMENTATIVOS EM QUÍMICA
Galperin; orientação; textos argumentativos em Química
A produção do conhecimento científico é baseada na criação de explicações sobre o porquê da ocorrência dos fenômenos, estas, por sua vez são avaliadas, elaboradas e comunicadas por meio das vias de comunicação, entre elas, a argumentação através da linguagem oral ou escrita. Escrever textos argumentativos em Química, emerge da interação de habilidades cognitivas, habilidades cognitivo linguísticas e dos elementos característicos de um texto argumentativo que para Galperin, em sua Teoria da Formação Planejada de Ações Mentais e dos Conceitos (TFPAMC), escrever um texto argumentativo em Química é uma ação que transforma-se em habilidade, e sua aprendizagem ocorre por meio da elaboração ou ampliação de sua orientação, estruturada em uma Base de Orientação da Ação (BOA), constituindo-se no objeto de estudo desta pesquisa. O objetivo geral é investigar a influência de uma Experiência Formativa (EF) na orientação do licenciando em Química sobre a ação escrever textos argumentativos nas aulas de Química. Apresenta como objetivos específicos: caracterizar a BOA para a ação escrever textos argumentativos (ETAQ) para aprender Química; estruturar uma EF com base na TFPAMC para reconfigurar a BOA em estudo com os licenciandos; desenvolver a EF e evidenciar sua influência na reconfiguração da BOA para a ação ETAQ; e, identificar e caracterizar fatores que contribuíram e os que dificultaram o processo de reconfiguração da BOA, na opinião dos licenciandos. A estratégia metodológica é a EF numa abordagem descritiva e qualitativa e sua a aplicação ocorreu em licenciandos de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal. Os dados foram coletados a partir da prova pedagógica, do questionário, do caderno de registro e da observação. Espera-se com este estudo o aprofundamento dos estudos sobre a orientação para ação escrever textos argumentativos em Química através da identificação dos fatores que favorecem ou dificultam a compreensão da BOA diante de uma Experiência Formativa baseada na TFPAMC.