REPRESENTAÇÃO ESPACIAL E ENSINO DE GEOGRAFIA: MANUAL INSTRUCIONAL DE CONSTRUÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DE MAQUETES DE RELEVO
Componente físico natural relevo, ensino de geografia, Maquetes.
É indiscutível a importância da geografia escolar na formação dos discentes, pois essa disciplina oferece ferramentas, dentre elas as cartográficas, que auxiliam os estudantes a realizarem a leitura do espaço geográfico local/global, compreendendo assim as relações que se estabelecem com a sociedade. Nesse sentido, o uso da linguagem cartográfica é fundamental para realizar análises e leituras espaciais, o que contribui para compreender as relações estabelecidas no ambiente geográfico, tanto nas dimensões naturais como nas sociais. Os modelos tridimensionais (maquetes) se estabelecem nesse sentido como uma ferramenta didática capaz de mobilizar conhecimentos, particularmente no que diz respeito à compreensão e leitura do espaço geográfico em escala local, regional e global, sejam de perspectivas naturais como análises geomorfológicas e sociais. Nessa ótica, a presente pesquisa apresenta proposições metodológicas de ensino de geografia a partir da construção e operacionalização de maquetes de relevo. Desse modo, a pesquisa parte da seguinte questão: como abordar o componente físico-natural relevo nas aulas de geografia, atendendo às especificidades geográficas do relevo do Rio Grande do Norte, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa? Almejando responder a essa indagação, a pesquisa tem como objetivo desenvolver um recurso didático de ensino de geografia, tendo como produto um manual instrucional para construção e operacionalização de maquetes no contexto do ensino do relevo. Para tal finalidade, foram realizadas pesquisas bibliográficas, análises documentais, oficinas de produção de maquetes em sala de aula com alunos do 6º ano do ensino fundamental e entrevistas semiestruturadas para se obter o máximo de informações para construção de um manual que possa contribuir com os materiais oficiais, auxiliando os docentes no processo de ensino-aprendizagem do componente físico-natural relevo.