INFORMAÇÕES ACADÊMICAS

As seguir são apresentadas informações de caráter prático sobre procedimentos acadêmicos referentes ao Curso de Mestrado Profissional em Geografia – GEOPORF. Estas mesmas informações podem ser visualizadas em maior detalhe no REGIMENTO, disponível em: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/programa/documentos.jsf?lc=pt_BR&id=9110&idTipo=2


OFERTA DE DISCIPLINAS


SEMESTRES

LETIVOS

DISCIPLINAS/ATIVIDADES

CLASSIFICAÇÃO

CRÉDITOS/

CH

1º Semestre

Teoria e Método Aplicado ao Ensino de Geografia

Obrigatória

4/60

A Geografia no Espaço Escolar

Obrigatória por linha

4/60

Metodologia do Ensino de Geografia

Obrigatória por linha

4/60

Orientação de Estudos I

Obrigatória

(com o orientador)

0

Colóquio Temático

Obrigatória

0

2º Semestre

Cartografia Escolar

Optativa

4/60

Avaliação no Processo de Aprendizagem em Geografia

Optativa

4/60

Material Didático e Ensino de Geografia

Optativa

4/60

Tecnologia, Informação e Comunicação e Ensino de Geografia

Optativa

4/60

Espaço Geográfico na Contemporaneidade

Optativa

4/60

Poder, Estado e Instituições

Optativa

4/60

Geografia, Ambiente e Sociedade

Optativa

4/60

Geografia e Relações Étnico-raciais

Optativa

4/60

Orientação de Estudos II

Obrigatória

(com o orientador)

0

3º Semestre

Orientação de Estudos III

Obrigatória

(com o orientador)

0

Exame de Qualificação

Obrigatória

0

4º Semestre

Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)

Obrigatória

0


COLÓQUIO TEMÁTICO

 

Atividade obrigatória que deverá ser realizada ao final do 1º Semestre, configurando-se como seminário integrador, no qual todos os alunos, independente da linha de pesquisa a qual estejam vinculados e, da unidade no qual estão matriculados (CCHLA ou CERES), deverão apresentar o seu Plano de Trabalho (Projeto) a uma banca com posta por 03 professores integrantes do Programa.

Após a apresentação, a banca discute e apresenta sugestões a serem incorporadas ao plano de trabalho na perspectiva de contribuir para o norteamento teórico e metodológico.


EXAME DE QUALIFICAÇÃO

 

Atividade obrigatória que deverá ser realizada ao final do 3º Semestre de Curso, consta de apresentação do andamento do Trabalho de Conclusão do Curso, através de trabalho escrito, a ser lido e discutido por uma Banca Examinadora formada por três professores, incluindo o orientador, indicada por este último e aprovada pelo Colegiado. Ao final do Exame, a Banca Examinadora emitirá parecer avaliativo do trabalho do aluno apresentando sugestões a serem incorporadas para apresentação do trabalho final.


DEFESA E TRABALHO DE CONCLUSÃO

 

Atividade obrigatória que deverá ser concluída ao final do 4º semestre letivo.

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) poderá apresentar formato de produtos educacionais acompanhados de um relatório ou um texto de dissertação.

Em sendo produto educacional o relatório que o acompanha deve explicitar a concepção teórico-metodológica que norteou a elaboração do produto e suas finalidades além de considerar o avanço da ciência geográfica e das tecnologias bem como propor inovações e/ou soluções de problemas específicos e práticos, relacionados ao Ensino de Geografia.

A avaliação dos produtos educacionais considerará seu ineditismo, qualidade, relevância, alcance, facilidade de uso pelo público alvo, formas de divulgação e, principalmente, a contribuição dada ao ensino de Geografia.

Para texto de Dissertação o mesmo deve atender aos princípios norteadores da produção científica evidenciando aporte teórico-metodológico e empírico.

Para efeito de avaliação, o TCC deve ser submetido a uma banca examinadora, composta por três membros, sendo um externo à UFRN, conforme Resolução nº 197/2013 – CONSEPE.


PRODUTOS


VÍDEO – elaborado a partir do uso de tecnologias profissionais e/ou amadoras, cuja roteirização decorrerá das temáticas e/ou experiências vivenciadas no âmbito do ensino de Geografia, para aplicação em sala de aula.


JOGOS – desenvolvimento de recursos interativos utilizando materiais concretos ou programas informacionais que abordem temas relacionados a Geografia, com finalidade de estimular o raciocínio lógico-espacial e a compreensão dos conteúdos conceituais.


MAQUETES – desenvolvimento de representações espaciais em suporte físico ou em ambiente virtual, que contemple aspectos relacionados a fenômenos geográficos, cuja finalidade é a construção de um objeto de aprendizagem que estimule o raciocínio lógico-espacial e a compreensão de conteúdos conceituais e procedimentais.


MATERIAL TEXTUAL – desenvolvimento de sequências didáticas, propostas de intervenção, livros didáticos e paradidáticos e atlas, em formato físico ou em ambiente virtual, cuja finalidade vise a resolução de problemas do processo de ensino-aprendizagem, a ampliação de conteúdos e a construção de experiências metodológicas.


DISSERTAÇÃO – trabalho com conteúdo teórico-metodológico acerca de uma temática relacionada ao ensino de Geografia.


Coordenação GEOPROF

 

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